Casa da Rua de Sá, n.º 29 a 33

IPA.00000598
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Casa unifamiliar Arte Nova. O corpo da direita, ligeiramente destacado, tem uma tipologia diferente do resto do edifício, as molduras dos vãos, em calcário, têm a plasticidade e desenho da Arte Nova.
Número IPA Antigo: PT020105120034
 
Registo visualizado 219 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta longitudinal, volumes articulados e com telhado em 2 águas com 2 mansardas diferenciadas. Edifício de 2 pisos. Destaca-se, na fachada principal, o corpo da direita de tipologia de vãos diferente e encimado por água furtada. O rés-do-chão apresenta uma sucessão de portas e janelas com moldura em pedra, que variam entre arcos abatidos e de volta perfeita. No 1º andar também tem um jogo de alternância de arcos abatidos e perfeitos. Na sacada destaca-se um gradeamento em ferro forjado decorado com motivos florais, e sustentada por três mísulas. O topo do edifício é decorado por um friso em azulejo com flores em tons verde, branco e rosa, intercalado com pequenos modilhões em cantaria. O remate do edifício é feito por 2 águas furtadas laterais de soluções diferentes. A da direita é rectangular com pequeno friso idêntico ao de baixo, cuja janela em arco abatido é rematada por pequenas volutas esculpidas. O outro, em arco de volta perfeita com 5 fechos, possui um arco da mesma forma também com volutas. INTERIOR, tal como o usual nas outras casas da mesma época.

Acessos

Rua de Sá, nº 29 a 33

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, implantava-se próximo da linha de caminho de ferro e dos edifícios de Francisco Rebelo dos Santos (v. PT020105120041 ) e do Centro Comunitário de Vera Cruz (v. PT020105120033).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Demolido

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - construção do edifício; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação; 2004 - demolição do imóvel.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Calcário (elementos decorativos exteriores), azulejo polícromo (friso no topo do edifício e mansarda), ferro fundido (sacada do primeiro piso, desenhando motivos vegetalistas, madeira (caixilharia e portas)

Bibliografia

NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, Câmara Municipal de Aveiro, 1998. pp. 70 e 73; Aveiro - Cidade Arte Nova (Guia e CD-ROM), Câmara Municipal de Aveiro, 1999; Arte Nova poderá ter sido destruída, in Diário Regional de Aveiro, 24-08-2004.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luísa Falcão 1999

Actualização

Cecília Matias 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login