Praça da Viscondessa dos Olivais / Rossio dos Olivais

IPA.00005968
Portugal, Lisboa, Lisboa, Olivais
 
Componente urbano. Espaço urbano de confluência. Praça.
Número IPA Antigo: PT031106330128
 
Registo visualizado 670 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Elemento urbano  Espaço de confluência  Largo    

Descrição

Espaço público aberto e com ligeira pendente (no sentido NO. / SE.), tendo a sua planta a forma aproximada de um triângulo equilátero *2. É delimitada por: a SE. a antiga Estrada de Sacavém *3, com lotes estreitos e desiguais onde foram edificados prédios de 2 pisos, com comércio e habitação; a N. predominam 2 grandes lotes, também com edifícios de 2 pisos, sendo o do extremo O. (n.º 41-43) o Asilo da Viscondessa dos Olivais (prédio pombalino de 7 vãos, sendo os do piso superior dotados de janelas de sacada gradeadas); a O, encabeçando pequeno quarteirão isolado, um prédio pombalino de 2 pisos (6 vãos - n.º 20-22); também a O, a igreja de Santa Maria dos Olivais, construção seiscentista e setecentista de nave única e capela-mor rectangulares, com cobertura a 2 águas, em cujo flanco S. está adossada a torre sineira, de planta retangular.

Acessos

Praça da Viscondessa dos Olivais; Rua Conselheiro Ferreira Dias; Travessa das Courelas; Travessa do Adro; Calçadinha dos Olivais

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, nº 19 de 24 janeiro 1983 / ZEP, Portaria n.º 516/96, DR, 1.ª série-B, n.º 224 de 26 setembro 1996 *1

Enquadramento

Urbano

Descrição Complementar

No centro da Praça, um retangulo calcetado em cubos de calcário e delimitado por oliveiras e choupos tem no seu interior um coreto (de planta quadrada, com estrutura de ferro fundido assente em soco de tijolo) e um chafariz (de planta circular, com 2 bicas em poste de ferro fundido no centro de tanque calcário sobre plataforma circular, gradeada e com acesso por 2 lanços de escada). Junto à esquina SE. da cabeceira da igreja, o urinol em ferro forjado e fundido.

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: Igreja Católica / pessoa singular / pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1397 - criação da freguesia de Santa Maria dos Olivais; 1400 - confirmação da freguesia por bula papal; 1420 - igreja paroquial, de fundação anterior, é cedida aos cónegos seculares de são João Evangelista; aforamento, por Francisco Carneiro, dos chãos onde foram construídos os edifícios que deram origem à Praça da Viscondessa dos Olivais e Calçadinha dos Olivais; séc. 16 / 17 - sucessivos restauros da igreja; 1620 - a população da antiga freguesia é estimada em 5160 habitantes; 1636 - construção, no adro da igreja, de um cruzeiro de pedra dedicado a Nossa Senhora do Rosário; 1755 - grandes danos em toda a paróquia com o terramoto de 1 de Novembro; 3º quartel do séc. 18 - reconstrução da igreja; séc. 19 - restauros da igreja; 1852 - criação do concelho dos Olivais; 1886 - extinção do concelho dos Olivais; 1891 - construção do chafariz da Praça da Viscondessa dos Olivais; 1907 - conclusão da construção da então R. das Casas Baratas (hoje Alves Gouveia); 1920 - são recenseados 10747 habitantes na freguesia; 1990 - declaração do bairro de Olivais-Velho como área crítica de recuperação e reconversão urbanística municipal; 1998 - por motivos da construção dos acessos à Expo 98, a zona envolvente sofreu descaracterização e corte de antigos acessos ao conjunto; 2002 / 2004 - recuperação de alguns dos edifícios pertencentes ao conjunto.

Dados Técnicos

Materiais

Alvenaria mista e de tijolo, cantaria de calcário, pavimento em calcário, em basalto e em granito, ferro forjado e fundido, azulejo industrial.

Bibliografia

DELGADO, Ralph, A Antiga Freguesia dos Olivais, Lisboa, 1969; TUDELA, José, As Praças e Largos de Lisboa (Esboço Para Uma Sistematização Caracterológica), Lisboa, 1988; CONSIGLIERI, Carlos e OUTROS, Pelas Freguesias de Lisboa. Lisboa Oriental, Lisboa, 1993; DIAS, Francisco da Silva, DIAS, Tiago da Silva, Lisboa. Freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, 1993

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 DOF: Conjunto da praça da Viscondessa dos Olivais, *2 - a Praça da Viscondessa dos Olivais é o centro do conjunto urbano dos Olivais; nela se devem incluir também o adro defronte da igreja paroquial e as ruas irradiantes e envolventes daquela; *3 - a antiga Estrada de Sacavém é continuada para NE. na Tv. das Courelas e para SO. pela Rua Conselheiro Ferreira Dias.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login