Fontanário de Pegões Velhos

IPA.00005952
Portugal, Setúbal, Montijo, União das freguesias de Pegões
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Fontanário de espaldar de remate recortado. Bebedouro de Mala-posta com espaldar encimado por cruz, tipo frontão de templo *1, de dimensões reduzidas.
Número IPA Antigo: PT031507030004
 
Registo visualizado 377 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Espaldar rematado por frontão de volutas encimado por cruz, com volutas simétricas laterais de maiores dimensões assentando na estrutura do tanque, de meio círculo, para o qual corria a água de bica aberta no espaldar, estando hoje meio desmantelado.

Acessos

EN 4 (Pegões - Vendas Novas) a 28,2 Km, junto à Est. Montijo - Vendas Novas

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Rural. Implantado em zona de charneca, isolado, com alguns pinheiros e vegetação rasteira, junto à estrada, cujo traçado coincide, neste troço, com o antigo da Estrada Real, separado dela por vala.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cor. Engª José da Silva Pais, Cap. Engª Custódio Vieira

Cronologia

Séc. 1706 / 1750 - a construção do fontanário fez parte do plano conjunto de construção da estrada real que ligava Lisboa a Badajoz, ao qual superintendeu o coronel de Eng. José da Silva Pais, coadjuvado pelo capitão de engenharia Custódio Vieira; ao longo dela levantaram-se 4 chafarizes com tanques, para uso dos viajantes e animais; integrando o mesmo plano foi construído o Palácio Real de Vendas Novas. Este fontanário pode ter servido os abarracamentos dos operários que trabalharam nas obras, construídos na mesma zona; terá também sido utilizado pela Mala-Posta no trajecto de aldeia Galega a Vendas Novas. Alguns metros adiante do fontanário existiu um marco de léguas, de medalhão recortado ao gosto setecentista.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Cantaria, alvenaria

Bibliografia

FERREIRA, Godofredo, A Mala-Posta em Portugal, Lisboa, 1946; SERRÃO, Joel, Temas Oitocentistas, Lisboa, 1959, GRAÇA, Luís, Edifícios e Monumentos Notáveis do Concelho do Montijo, Montijo, 1989; LUCAS, Isabel Maria Mendes Oleiro, Subsídios para a História do Concelho do Montijo, Cronologia Geral, Montijo, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMM: obras de conservação geral e limpeza, obras de consolidação e recuperação estrutural, tratamento da envolvência, pintura.

Observações

*1- Junto ao fontanário terá existido uma capela de invocação a Nossa Senhora do Loreto, já desaparecida (informação oral do Padre João Pires de Campos), o que poderá explicar a semelhança do espaldar a frontão de templo barroco.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993 / Albertina Belo 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login