Monte Velho do Outeiro de Santo António / Capela de Santo António do Outeiro / Capela de São Fernando

IPA.00005918
Portugal, Évora, Vendas Novas, Vendas Novas
 
Capela do renascimento português de D. João III, talvez implantada num percurso de romaria, com edifícios de morfologia simples e genuína, de carácter popular e regional, com elementos manuelinos. A reconstrução nos finais do séc. 17 alterou profundamente o traçado inicial de quatrocentos, conferindo-lhe uma feição barroca. A capela apresenta o interior revestido de pinturas murais seiscentistas, de inspiração popular.
Número IPA Antigo: PT040712010001
 
Registo visualizado 543 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Monte    

Descrição

Conjunto composto por igreja e núcleo de habitações. Igreja com cobertura diferenciada, telhado de três esteiras e capela-mor coberta por cúpula esférica; planta rectangular simples; fachada principal com portal de verga direita partida e incompleta em granito, encimado por frontão triangular e nicho de volta inteira em tijolo. Por cima a sineira com arco de volta inteira sem sino. Cornija de tijolo em todo o redor da igreja a rematar beirado. Nave separada da capela-mor por arco abatido de tijolo, sobre impostas de granito e pilastras de tijolo. A capela-mor com fresta a S. tem porta do lado do Evangelho que comunicava com a desaparecida sacristia. Ao lado uma inscrição recorda: "Estas Portas foram Fexadas no dia 18 de Setembro de 1902. João A.A." A volumetria simples da nave articula-se com a do baptistério, em forma de cubo coberta por cúpula hemisférica em tijolo. As paredes da nave, a cúpula e paredes da capela-mor, do fundo e do lado da Epístola, apresentam restos de pinturas murais com a temática da Paixão de Cristo, dispostas em sete painéis na cúpula; nesta a figuração é irreconhecível no centro rematada por friso com cabeças de serafins, arabescos e folhas de acanto. Destacado e por detrás da capela-mor implanta-se pequeno ossário de planta rectangular. O núcleo de habitações com coberturas em telhado de duas águas, irregulares possui 11 espaços actividades, 5 chaminés-lareiras e um forno redondo de pão com pavimento revestido a tijoleira quadrada. Um arco de querena liga duas divisões da habitação paroquial.

Acessos

Largo Cândido dos Reis, Azinhaga de Santo António, Herdade do Outeiro a 3 Km de Vendas Novas

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 *1

Enquadramento

Rural, isolado a 3 km. do núcleo primitivo de Vendas Novas. No "monte" situado sobre um ligeiro promontório com ampla vista sobre os terrenos que se estendem a N. até à proximidade da ribeira de Canha implantou-se destacada a igreja de Santo António do Outeiro e na proximidade o núcleo formado pela habitação paroquial e 3 habitações adossadas, para os trabalhadores rurais *2.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: monte

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15, década de 60 - instituída a capela dedicada ao culto do infante D. Fernando, no Monte do Outeiro, termo da vila de Montemor, e Comenda da Ordem de São Bento de Avis; 1559, 20 de Agosto - referem-se baptizados na Igreja de São Fernando; séc. 16 - o orago é alterado para Santo António do Outeiro *3; provável construção do núcleo habitacional; 1534 - o visitador André Afonso ordena aos fregueses da Capela o seu conserto, colocação de tijolos no altar, ladrilhar o pavimento com tijolo, rebocar e guarnecê-la no interior e exterior com cal, pôr ferrolho na porta, e grade no cruzeiro; 1642, Setembro - edificação da "cruz de fronte da Igreja de Stº António das Vendas Novas"; Séc. 17, finais - grandes obras de reconstrução; 1758 - a descrição do Padre André Gomes (Memórias Paroquiais, fl.712) refere: "igreja sem naves com três altares, o central dedicado a Santo António com imagens de São Pedro e Santo Cristo, e duas irmandades representadas nos altares laterais. Do lado do Evangelho por detrás de vidraça a Virgem do Rosário e São João Baptista. Do lado da Epístola, a das almas, São Miguel, São Sebastião, São Brás, em altar antes dedicado a São Sebastião"; 1841 - infiltrações de águas pluviais provocam desabamentos parciais na sequência dos quais os moradores de Vendas Novas dirigem petição à Rainha D. Maria II no sentido do culto passar a ser feito na Capela Real do Palácio das Passagens, pedido que foi deferido; 1843 - sede da Paróquia de Santo António das Vendas Novas é integrada no arcebispado de Évora e o seu serviço cultual transferido para a Capela Régia do Palácio das Passagens, elevando o pároco à dignidade de capelão da casa real e conservando-se aquela ermida como filial; 1850 - o pároco solicita à Câmara a construção de um novo cemitério que substitua o existente desde, pelo menos, o Séc.17, no adro da igreja; 1867 - construção do novo cemitério na Herdade da Ajuda; 1902 - encerradas as portas ao culto; 1969 - Túlio Espanca refere a igreja em ruínas; 1995, 16 de Março - o director do Jornal a Gazeta de Venda Novas solicita à DGEMN a classificação do imóvel.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Pedra, tijolo, cantaria,

Bibliografia

COELHO, António Borges e MARQUES, Gustavo, Vendas Novas História e Património, s.l., 1991; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, T. 2, Braga, 1868 1985; PAIS, Artur Aleixo, Vendas Novas da Origem do Povoado a Sede do Concelho, Setúbal.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; Biblioteca Pública de Évora: Códice CXXIII, fl. 360; IANTT, Memórias Paroquiais de 1758, vol.39, m.125, fls.711 a 716

Intervenção Realizada

Observações

*1 DOF - constituído pela Capela de Santo António do Outeiro (antiga capela de São Fernando), ossário, sacristia e núcleo habitacional; *2 - parece ter existido um cruzeiro antecedendo o acesso à igreja; *3 - Bispo de Leiria Martim Afonso Mexia (1605-1615) proibe culto popular ao infante Fernando, no mosteiro da Batalha, pela inexistência de processo de beatificação.

Autor e Data

Teresa Furtado 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login