Conjunto de edificações situadas junto ao Santuário de Brotas

IPA.00005916
Portugal, Évora, Mora, Brotas
 
Conjunto raro de apoio às peregrinações, que albergavam os romeiros pertencentes às irmandades de Nossa Senhora das Neves, venerada no importante santuário adjacente (v. Pt040707030007); paralelos com outros santuários nomeadamente os de Nossa Senhora de Aires em Viana do Alentejo (v. PT0540713020013) e do Cabo Espichel. (v. PT031511010003) *3. A implantação urbana do Santuário implicou o correspondente enquadramento para o conjunto das hospedarias - imbricadas umas nas outras e constituindo volumetrias de bela expressão popular -, que se estruturaram em pequenos quateirões gerando um pitoresco bairro em ambiente urbano.
Número IPA Antigo: PT040707010006
 
Registo visualizado 468 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Elemento urbano  Eixo viário  Rua    

Descrição

Conjunto de edificações ocupando duas áreas de planta quadrangular oblonga, separadas por arruamento largo orientado no sentido E. - O., alinhadas com o seu eixo e para aí deitando as fachadas principais. Construções em alvenaria de dois pisos, com um cunho marcadamente regional e pitoresco, com vãos esquadriados moldurados por vezes de cantaria simples e escadarias por vezes exteriores rematando em pequenos balcões ou varandins. Inscritas em lápides ou registos de azulejos, ostentam as marcas de pertença às respectivas Irmandades.

Acessos

Rua da Igreja

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano, em vale acentuado, formando vários quarteirões com a fachada orientada para a larga rua que tem a Igreja Matriz ( v. PT040707030005 ) como panorama fundeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular / Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Confraria de Évora (atr. ESPANCA, p. 421); 1687 - Casas da Confraria de Cabeção e da de Mora; 1690 - Casa da Confraria de Setúbal; 1693 - Casa de confraria não identificada, registada em lápide hoje perdida, mas recenseada por (cf. CORREIA, 1921); 1695 - Casa da Confraria de Cabrela.; 1996 -Prgrama de Intenção de Candidatura da Aldeia Velha de Brotas a acção de Reabilitação e Dinamização da zona de interesse turístico pela Câma ra Municipal de Mora.

Dados Técnicos

Elementos dominantes: estruturas mistas. Paredes autoportantes com pisos e estrutura de cobertura em madeira.

Materiais

Alvenaria, cantaria granítica, mármore, azulejos

Bibliografia

SANTA MARIA, Frei Agostinho de, Santuário Mariano, vol 6, Lisboa, 1716; CARDOSO, Frei Luís, Dicionário Geográfico, vol. I, 1747; CORREIA, Virgílio, Azulejos datados, Coimbra, 1921; CORREIA, Lopes, Mora e o seu Concelho, Mora, 1961; ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora, Concelho de Mora, in Inventário Artístico de Portugal, VIII, SNBA, 1975; SALGADO, Abílio José, SALGADO, Anastácia Mestrinho, SANTOS, Margarida Almeida, O Culto de Nª Sª de Brotas e a respectiva Igreja, sua relação com o povoado, Mora, 1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMS; CMM

Intervenção Realizada

DREMS: 1979 - Obras de consolidação no conjunto de edificações junto à igreja Matriz; GAT de Montemor-o-Novo: obras de adaptação do nº 36 a Centro de Dia para a 3ª Idade; Câmara Municipal: Séc. 20, finais década de 90 - reabilitação do edifício onde funcionava o Centro de Dia que transitou para outro local.

Observações

*1 - Existe, desde 1996, projecto de adaptação dos edifícios nº 39 - fogo T1, nº 42 / 45 - T2, nº 47 / 49 - fogo T3 a Turismo de Habitação no âmbito do Programa Leaersor; o projecto prevê a recuperação integral do Largo da Igreja com a reabilitação do santuário; em finais de Dezembro de 1999 foi assinado contrato-protocolo com o Ministério do Planeamento, no âmbito do programa AVNA ( acções de Valorização do Norte Alentejano ), para a recuperação da zona antiga da vila; *2 - Os edifícios encontram-se no domínio de proprietários ausentes, muitos deles com ocupação bastante idosa, sendo, de momento, inviável o recenseamento dos diversos proprietários; *3 - O santuário de Brotas liga-se, segundo a lenda, a um milagre ocorrido na 1ª metade do Séc.15: uma vaca que pastava teria caído ao fundo do barranco no qual hoje se ergue a igreja; um pastor achando o animal já morto propunha-se esfola-lo quando lhe surgiu a Virgem com o Menino e lhe disse que no local construisse um templo em veneração da sua imagem que miracolosamente ali talhou do osso da canela da vaca, que entretanto o pastor havia amputado; após a aparição o pastor constatou que vaca estava viva e com os membros intactos. A fama do milagre projectou o nome de Brotas além fronteiras sendo recordado na toponímia de vários países, como no Brasil, com 4 localidades com esse nome e 5 arquidioceses cujo orago é Nossa Senhora das Brotas. A imagem da Virgem em marfim, que se encontra na igreja, é popularmente identificada com aquela miracolosamente talhada no osso da vaca.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994 / Maria Fernandes 1996

Actualização

1996
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login