Povoado de Santa Cruz de Vilariça / Muralhas e ruínas de Vila Velha de Santa Cruz ou Derruída

IPA.00005876
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, União das freguesias de Adeganha e Cardanha
 
Núcleo urbano. Vila medieval com cerca urbana. Sede concelhia medieval. Núcleo urbano despovoado.
Número IPA Antigo: PT010409020012
 
Registo visualizado 535 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado medieval    

Descrição

Vila medieval com perímetro amuralhado que tem alguns metros de altura em certos pontos. O topo do povoado seria atravessado pela rua direita com pequeno largo. Nesta zona estaria implantada a igreja. O resto do casario seria paralelo ao relevo do terreno. No lado E. existiriam duas muralhas interiores existindo numa delas três casas. Na zona da igreja existem sepulturas escavadas na rocha para além de material arqueológico vário.

Acessos

EN 802

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 26-A/92, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Rural, situado em colina. Localiza-se no concelho de Torre de Moncorvo, no topo da serra de Bornes, numa colina sobranceira ao rio Sabor e à ribeira de Vilariça. A sua envolvente caracteriza-se por vales particularmente férteis, especialmente no que se refere à horticultura, e encostas cobertas por olivais.

Descrição Complementar

Não aplicável

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

1258 - o rei D. Afonso III concede carta de foral; séc. 13 - início do despovoamento; 2008, 22 janeiro - proposta de definição de Zona Especial de Proteção da DRCNorte; 23 abril - parecer favorável à proposta de definição de Zona Especial de Proteção do Conselho Consultivo do IGESPAR.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Granito e xistos.

Bibliografia

ABREU, Carlos de, A criação do concelho de Torre de Moncorvo, construção da fortaleza na sua sede e respectiva forma urbana, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 1999, pp.23-32; ANDRADE, António Júlio, Quadros Militares da História de Moncorvo, Torre de Moncorvo, 1992; CAPELA, José Viriato, As freguesias do distrito de Bragança nas Memórias Paroquiais de 1758, Braga, 2007; VASCONCELOS, José Leite de e ALVES, Francisco Manuel, Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança, Porto, 1910; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70572 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Esta localidade teria tido grande importância sendo sede concelhia na Idade Média e o seu território abrangeria parte dos actuais concelhos de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Torre de Moncorvo. Devem ser continuadas as escavações arqueológicas

Autor e Data

Ernesto Jana 1994

Actualização

Rita Vale 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login