Fonte de Favaios

IPA.00005777
Portugal, Vila Real, Alijó, Favaios
 
Arquitectura infraestrutural, neoclássica. Chafariz neoclássico com espaldar de planta poligonal revestido de azulejo, frontão de lanços e pedra de armas com escudo nacional coroado, possuindo tanque frontal de planta trapezoidal e tanque lateral rectangular.
Número IPA Antigo: PT011701070016
 
Registo visualizado 59 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz de espaldar alto, forrado a azulejos, entre pilastras molduradas e remate superior em frontão de lanços encimado por três elegantes pináculos de extremidade pontiaguda, assentes sobre plintos moldurados. Ao centro, no prolongamento de pilastra moldurada, a pedra de armas com o escudo nacional coroado sobre esfera armilar. Duas bicas cilíndricas alimentam um tanque frontal de planta trapezoidal acompanhando o ângulo formado pelos dois panos do espaldar. De lado, encostado à face lateral do espaldar que possui porta elevada para acesso ao interior, um tanque rectangular comprido, para os animais.

Acessos

Largo da Fonte, Largo Teixeira de Sousa. VWGS84 (graus decimais) lat.: 41,266796 long.: -7,500007

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo urbano de Favaios / Conjunto arquitectónico do Largo da Praça e Rua Direita de Favaios (v. PT011701070139)

Enquadramento

Urbano. Adossado a um muro alto que separa a rua de um quintal particular. Insere-se na plataforma do passeio público, isolado deste por um conjunto de 7 mecos cilíndricos moldurados, unidos por um corrimão metálico pintado de verde, envolvendo um recinto de pavimento granítico rebaixado, de planta poligonal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, 1º quartel - época provável de construção.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de granito, revestimento de azulejo.

Bibliografia

Monografia de Favaios, S.l., 1991, p. 23.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Na falta de documentação conhecida sobre a cronologia da construção da fonte, a tipologia da pedra de armas que ostenta remete-a muito provavelmente para o reinado de D. João VI.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login