Forno do Povo de Covas do Barroso

IPA.00005771
Portugal, Vila Real, Boticas, Covas do Barroso
 
Forno comunitário barrosão, de provável construção oitocentista, com planta retangular, com cobertura pétrea assente em arcos, sem contrafortes exteriores. Constitui um dos exemplares de forno comunitário menos rústico, patente na regularidade de talhe das aduelas e pilares, no paramento exterior de cantaria e nas lajes do telhado que se encontram unidas por cimento.
Número IPA Antigo: PT011702080012
 
Registo visualizado 398 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Forno  Forno de pão  

Descrição

Edifício de planta rectangular coberto por lajes de granito assentes em três arcos de volta perfeita formando telhado de duas águas. Porta de verga recta descentrada na fachada principal, de topo, tendo à direita uma laje saliente, inserida na parede, formando mesa de apoio de cestos. Interior de pavimento cimentado, iluminado por duas janelas de vão rectangular, rasgada uma no paramento lateral, à entrada, e a outra na parede do fundo, próximo da empena, sobre o forno. À direita da entrada, banca "de tender" apresentando estrutura maciça de alvenaria e mesa cimentada. Em frente, a toda a largura do edifício, sob o vão do terceiro arco, plataforma de alvenaria suportando dois fornos com frontal de cantaria coroada por elementos de cornija sobre o vão quadrado, de verga recta, das portas das duas fornalhas. Arcos apoiados em pilares salientes dos paramentos. Sobre a cumeeira do telhado dois respiradouros rectangulares.

Acessos

Covas do Barroso, Rua Acúrcio Amândio de Castro. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,635543; long.: -7,783303

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. O edifício localiza-se de flanco em relação a um largo no interior da aldeia, adossado a um muro de propriedade rústica. O forno situa-se junto ao cruzeiro de Covas do Barroso (v. PT01170208005).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: forno de pão

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - Época provável de construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Um forno de estrutura de granito, outro de estrutura de tijolo, arcos, paredes e cobertura de granito; paramentos interiores de alvenaria miúda, paramentos exteriores de cantaria de várias dimensões; telhado de lajes sobrepostas em fiadas regulares com juntas cimentadas. Porta de madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão vicinal: 1969 - Reparos gerais do edifício, substituição da mesa de "tender" de madeira pela actual banca de alvenaria e cimento, substituição do forno de grandes dimensões por dois mais pequenos, sendo um de granito e outro de tijolo.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login