Ponte de Vilar de Viando sobre o rio Cabril

IPA.00005759
Portugal, Vila Real, Mondim de Basto, São Cristóvão de Mondim de Basto
 
Antiga ponte de construção medieval reconstruída em 2003 após a sua ruína total, procurando reproduzir a sua estrutura primitiva. É de arco com tabuleiro em cavalete assente sobre um arco. Os paramentos laterais na zona dos antigos encontros, conservam parte da estrutura inicial, de planta trapezoidal a jusante.
Número IPA Antigo: PT011705050005
 
Registo visualizado 1076 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete, orientado no sentido NE. - SO., assente num único e amplo arco de volta perfeita, com aduelas de diferentes tamanhos, tendencialmente mais compridas do que largas e de extradorso irregular. Construção em cantaria de granito, de aparelho irregular, com intradorso apresentando vários agulheiros para encaixe dos cimbros, e com encontros de faces em alvenaria de granito em fiadas baixas e regulares, reforçados a montante e a jusante por estrutura trapezoidal. Pavimento em lajes irregulares ou calçada de granito, protegido por guardas plenas, igualmente em cantaria de granito.

Acessos

Mondim de Basto, EN. 304 (Mondim de Basto - Vila Real), EM. para Vilar de Viando

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, isolada, num ambiente bucólico de grande interesse constituído por campos - prado, vinha e árvores ribeirinhas enquadrando as margens do rio Cabril. Nas imediações da ponte, erguem-se a Capela do Senhor da Ponte (v. PT011705050014) e algumas habitações. Possui placa de sinalização e no prolongamento da ponte desenvolve-se calçada de granito, em alguns troços com sulcos muito pronunciados.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época medieval - construção da ponte; 1764 - construção da capela do Senhor da Ponte para albergar a imagem do Santo Cristo que se achava na ponte do Cabril; 1994 - encontrava-se sob a ameaça de submersão pela construção da barragem do Codeçoso (Amarante) e coberta por densa vegetação; faltavam-lhe algumas pedras das guardas e lajes do pavimento nos acessos, necessitando de consolidação estrutural, reparação e limpeza; 2003 - ruína total da ponte; reconstrução da ponte pela Câmara Municipal de Mondim de Basto, com apoio do arqueólogo Dr. António Dinis, após a recuperação dos materiais do leito do rio e de um estudo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito, de diferentes grãos; guardas e pavimento em granito.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. III, Distrito de Vila Real, p. 19.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

CMMondim de Basto: 2003 - obras de reconstrução e restauro da ponte.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login