Fojo do Lobo em Samardã

IPA.00005757
Portugal, Vila Real, Vila Real, União das freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã
 
Arquitectura agrícola, vernácula. Fojo, reduto murado destinado à caça do lobo.
Número IPA Antigo: PT011714300024
 
Registo visualizado 235 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cinegético e piscatório  Fojo  Fojo  Tipo cabrita

Descrição

Estrutura constituída por um muro de alvenaria de pedra seca, com cerca de três metros de altura e diâmetro variável, formando um recinto de planta sub-rectangular, tendo um buraco para a passagem de uma ovelha. O remate superior do muro é formado por lajes de granito colocadas transversalmente, inclinadas para o exterior do recinto e salientes para o seu interior, formando uma pala interna que impedia a fuga do lobo. No interior do recinto, que integra vários afloramentos rochosos, destaca-se num fraguedo mais elevado uma lápide em mármore branco com um excerto de uma passagem de Camilo Castelo-Branco nas Novelas do Minho alusiva a este fojo do lobo *1.

Acessos

Ao Km 50 da EN 2, desvio para Samardã pela est. 1208. A c. de 500 m novo desvio por caminho florestal, encontrando-se o fojo do lado direito, percorridos c. de 2 Km.

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de julho 1986 da Secretária de Estado da Cultura)

Enquadramento

Rural, isolado. Zona de montanha, de paisagem pedregosa e agreste, situando-se o Fojo no sopé da encosta. O fojo, implantado na zona inferior duma encosta é parcialmente contornado por um antigo caminho marcado no afloramento granítico por sulcos profundos dos rodados dos carros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cinegética e piscatória: fojo

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: comunal

Afectação

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1877 - Já referido por Castelo Branco; 1975, 12 Outubro - jovens do FAOJ de Vila Real colocam lápide de mármore com excerto de uma passagem de Camilo Castelo-Branco nas Novelas do Minho referente ao fojo; 2006 - criação de um circuito pedestre pela Câmara Municipal de Vila Real, em colaboração com a Junta de Freguesia de Vilarinho de Samardã, no fundo da serra de Moroucinhos, junto à aldeia de Samardã e passando pelo fojo de Samardã.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito insossa de tamanho irregular

Bibliografia

CARDOSO, Almeida, Circuito pedestre do lobo assume vocação turística, Jornal de Notícias, 13 Fevereiro 2007; CASTELO BRANCO, Camilo, O degredado, Novelas do Minho, 1877.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Na vertente da montanha que dominava a Samardã, havia um fojo - uma cerca de muro tosco de calhaus a esmo onde se expunha à voracidade do lobo uma ovelha tinhosa. ( 1 )(em várias zonas o muro do recinto encontra-se derrubado até às fiadas inferiores). ( 2 )(as lajes de granito que rematavam o muro encontram-se derrubadas, em vários sectores)

Autor e Data

Isabel Sereno e Ricardo Teixeira 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login