Castro de Lesanho / Outeiro Lesenho

IPA.00005723
Portugal, Vila Real, Boticas, Vilar e Viveiro
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana. Povoado fortificado / castro circundado por três linhas de muralha e com construções habitacionais intramuros de planta circular.
Número IPA Antigo: PT011702080009
 
Registo visualizado 416 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado circundado por três linhas de muralha que em alguns pontos se adossam à penedia, parecendo definir-se alguns tramos interiores radiais, e havendo, aparentemente, a NO. uma linha defensiva exterior na zona de mais fácil acesso. As muralhas que chegam a atingir uma espessura de cerca de 3 m, são construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal e irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda; possuem, na primeira e terceira linha defensiva entradas viradas, respectivamente, a NE. e E.. Nas plataformas inter-muralhas são visíveis alicerces de construções habitacionais de planta circular, construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal na face exterior e de mamposteria miúda na face interna. Existem ainda, no sopé da vertente N., três afloramentos graníticos com gravuras insculturadas formando complexos labirínticos de sulcos pouco profundos.

Acessos

Vilar, Lugar de Campos, estradão a partir do km 87 da EN 311; Canedo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, isolado, num morro cónico bem destacado na paisagem, sobranceiro ao Corgo dos Lamais, coberto com vegetação rasteira. Na plataforma superior do morro está instalado um posto de vigia de incêndios; o caminho de acesso ao castro cortou três linhas de muralhas e estruturas habitacionais.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Proto-história - construção e ocupação do povoado; Época Romana - continuação da ocupação; 1785 - descoberta de duas estátuas lusitanas no Castro de Lesenho; posteriormente as estátuas são enviadas para Lisboa por Fr. Vicente Salgado e instaladas no jardim real do Palácio da Ajuda (actual Jardim Botânico da Ajuda).

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Muralhas e construções em granito; cobertura das construções com tegula e imbrex.

Bibliografia

CASTILHO, Júlio de, Lisboa Antiga. Bairros Orientais, vol 2, 2ª ed, Lisboa, 1935; GUERRA, Luis de Figueiredo da, Notícias históricas do concelho e vila de Boticas, Boticas, 1982, p. 28 - 29; HUBNER, Emil, Notícias Archeologicas de Portugal, Lisboa, 1871, p. 103 - 105; MONTALVÃO, António, Visitas a castros nos arredores de Chaves, ed. policopiada, Chaves, 1971, p. 96; MIRANDA JÚNIOR, Avelino, SANTOS, Joaquim Norberto, SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, Castros do Concelho de Boticas, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 24 (3), Porto, 1983, p. 403, nº 18; idem, Castros do Concelho de Boticas - II, Anais da Faculdade de Ciências do Porto, 66 (1 - 4), Porto, 1986, p. 56 - 69; PEREIRA, Féliz Alves, Novas figuras de guerreiros lusitanos descobertas pelo Dr. L. de Figueiredo Guerra, O Archeologo Português, 20, Lisboa, 1915, p. 1 - 16; IDEM, Novo material para o estudo da estatuária e arquitectura do Alto Minho, O Archeologo Português, 13, Lisboa, 1908, p. 202 - 244; SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, 30ª campanha de escavações no Castro de Carvalhelhos, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 24 (2), Porto, 1982, p. 258 - 262; VASCONCELLOS, José Leite de, Religiões da Lusitânia, vol. 3, Lisboa 1913, p. 48 - 49; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74606 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

1960 - Reconstrução de alguns troços de muralha sob responsabilidade de J. R. dos Santos Júnior; 2019 - escavações arqueológicas realizadas por um grupo de alunos do curso de Arqueologia da Universidade do Minho, no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara de Boticas e aquela unidade de investigação.

Observações

*1 - O povoado encontra-se na linha divisória dos concelhos de Boticas, freguesia de Vilar e Viveiro, e Ribeira de Pena, freguesia de Canedo. *2 - O espólio da estação é constituído por fragmentos de cerâmica comum, da Idade do Ferro, cerâmica comum romana, tegula, imbrex, quatro estátuas de guerreiros e duas outras esculturas antropomórficas (pequenos bustos) em granito. Alguns lanços de muralha têm sido objecto de restauro, embora as muralhas sejam, no geral, discerníveis pelos taludes e amontoados de pedras.

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Amaral 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login