Convento e Igreja de São Francisco e Cemitério anexo

IPA.00005661
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago)
 
Arquitectura religiosa, gótica, setecentista. Convento franciscano de fundação gótica da qual resta ainda a cobertura da sacristia, cuja igreja foi profundamente reformulada no séc. 19; igreja de nave única coberta por abóbada de lunetas, ritmada pelos arcos torais e sanca de cantaria; transepto com cobertura em domo no cruzeiro e capela-mor em abóbada de berço revestida com trabalhos de estuque; capelas laterais abrindo para a nave por arcos de volta perfeita de cantaria. Destacam-se os trabalhos de estuque e massa. Sofreu duas reorientações ao longo do séc. 19, sendo a entrada feita pelo braço N. do transepto.
Número IPA Antigo: PT050814060027
 
Registo visualizado 395 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província dos Algarves)

Descrição

Planta rectangular composta por nave única, transepto, capela-mor, sacristia, santuário e três capelas laterais, e anexos todos rectangulares; volumes adossados a E. e O.; coberturas diferenciadas em domo e lanternim no coro-alto, domo no cruzeiro e numa capela lateral do lado da Epístola e em telhados de duas águas. Fachada principal a N. com três corpos, o central delimitado por cunhais e cimalha, rasgado por portal de cantaria emoldurado por pilaretes, entablamento e rematado por arco pleno; sobre ele janelão de cantaria de verga recta com cornija triangular; corpo do santuário delimitado por um cunhal e cimalha com beirado, rasgado por três janelões de massa de verga trilobada; corpo lateral com dois pisos e uma porta e duas fresta, no piso térreo e três janelas de verga recta arquitravada com guardas de ferro forjado. Fachada E. com dois corpos: um a S., correspondente ao transepto, rasgado por portal de cantaria de verga curva e cornija e por três janelas emolduradas de cantaria; corpo lateral com dois pisos, o térreo rasgado por porta de cantaria ladeada por plintos com pilastras ondulantes e tabela rematada por cornija curva e por seis janelas rectangulares emolduradas de cantaria; o andar nobre rasgado por seis janelas de sacada idênticas às anteriores. INTERIOR: guarda-vento de madeira, coro-alto assente em dois arcos abatidos de massa, gradeamento de ferro fundido e janelão na parede fundeira; cúpula assente em trompas com diversos óculos; porta no lado da Epístola de acesso ao santuário. Nave com uma capela de cada lado, delimitadas por pilastras e arco pleno de massa com retábulo de estuque e imagem de madeira do orago. Transepto com cúpula no cruzeiro assente em quatro trompas, óculos e trabalhos de estuque artístico; portal emoldurado de cantaria com frontão triangular de acesso à sacristia. Capela-mor com arco triunfal pleno, retábulo de estuque, duas portas laterais emolduradas de estuque com entablamento e frontão triangular interrompido e duas edículas laterais de estuque, ladeadas por colunas com caneluras e o primeiro terço inferior diferenciado; entablamento e frontão idêntico ao das portas laterais. Capela lateral com arco pleno assente em pilastras de massa com cúpula central e retábulo de talha. Santuário com retábulo de talha barroca e seis nichos de talha barroca com imagens processionais, com janelas emolduradas de massa, as do lado E. entaipadas, e uma tela de Nossa Senhora da Piedade. Sacristia com fresta ogival e cobertura em abóbada estrelada com finas nervuras de cantaria, fechadas por bocete central, descarregando em colunelos munidos de capitéis lavrados; lavatório de cantaria com cornija curva e cruz; inscrição gótica incrustada numa parede.

Acessos

Praça Zacarias Guerreiro; Rua 9 de Maio

Protecção

Em vias de classificação / Parcialmente incluído na Zona Geral de Porteção da Igreja de São José do Hospital (v. IPA.00005670)

Enquadramento

Urbano, isolado, abrindo a fachada principal para uma praça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco Pereira (1743).

Cronologia

Séc. 14, 1ª metade - construção inicial em que a porta principal dava para o actual jardim de São Francisco; 1743 - construção da Casa do Despacho por Francisco Pereira; 1755, 01 Novembro - destruição provocada pelo terramoto; 1840, c. de - mudança de orientação do templo, passando a porta principal para o Quartel da Atalaia; 1864, 28 Novembro - os bens do Convento das Bernardas ( v. 0814060013 ) são dispersos por várias imóveis entre os quais o Convento de São Francisco; 1884 - nova mudança de orientação do templo, sendo a entrada principal feita pelo Largo Zacarias Guerreiro.

Dados Técnicos

Paredes autoportante

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cantaria, madeira, talha dourada, soalho, pedra bujardada.

Bibliografia

VASCONCELOS, Damião Augusto de Brito, Notícias Históricas de Tavira 1242-1840, Tavira, 1989; ANICA, Arnaldo Casimiro, Tabira e o seu Termo, Memorando Histórico, Tavira, 1993; PEREIRA, Paulo, A Arquitectura (1250-1450): A Reforma Monástica e o Séc. XIV in História da Arte em Portugal, org. Paulo Pereira, Lisboa, 1995; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Roteiro das Igrejas de Tavira, Monografias 5, Faro, 1996.

Documentação Gráfica

CMT

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Igreja e ruínas do antigo Convento de São Francisco, incluindo o cemitério e atual jardim público e o património integrado.

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login