Igreja Paroquial da Conceição de Tavira / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00005651
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira
 
Arquitectura religiosa, manuelina, renascentista, barroca. Igreja paroquial de três naves e três tramos com capela-mor rectangular. Fachada principal com pórtico gótico-manuelino e empena barroca. Campanha renascentista testemunhando a acção de André Pilarte, activo igualmente na Igreja Matriz de Mértola (v. PT040209040002) e na a Igreja de Salvador de Ayamonte, mas cuja oficina actuou sobretudo no Algarve, à qual se associam outros imóveis, como a Igreja Matriz de Moncarapacho, a igreja Matriz de Alcoutim (v. PT050802010013), a Igreja de Cacela Velha (v.PT050816010008), a Igreja de Santa Catarina de Fonte do Bispo e, em Tavira, a Igreja da Misericórdia (v. PT05081406003), a Casa na R. do Poço do Bispo (v. PT050814060061), a Casa na R. Almirante Cândido dos Reis( v. PT050814 0071), o Edifício Irene Rolo (v. PT050814050047) e o Palácio da Galeria (v. PT050814050023).
Número IPA Antigo: PT050814020014
 
Registo visualizado 259 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta rectangular composta por três naves com três tramos, capela-mor, duas sacristias rectangulares e torre quadrangular. Cobertura diferenciada com telhados de duas àguas nas naves, capela-mor e sacristias, domo na torre sineira. Fachada principal a S. antecedida por escadaria com dois degraus, delimitada por cunhais em cantaria; remate em frontão recortado de massa, com duas urnas e cruz de ferro; portal de cantaria de arco em ogiva com emolduramento rectangular, rematado por modilhões e cornija, com arco ogival com três pares de colunas de capitéis manuelinos e arquivoltas; é encimado por janelão de verga recta rematado por medalhão em massa com cruz de Santiago. Fachada E. composta por dois corpos, delimitados por cunhal em pedra e beirado, rasgados por duas portas emolduradas de cantaria de verga curva com cornija e duas janelas de arco pleno. Fachada O. de quatro corpos, três com beirado e vãos rectangulares e torre sineira delimitada por cunhais de cantaria, cimalha e quatro urnas, rasgada por quatro sineiras. Fachada N. com dois contrafortes a delimitar a capela-mor. INTERIOR: guarda-vento de madeira encimado por janelão, abóbada de betão, arcarias plenas assentes em capitéis toscanos, lambril de azulejos, pia baptismal em cantaria no lado do Evangelho, portal do lado da Epístola, dois arcos plenos e cantaria a delimitar o arco triunfal, este último com pilastras de cantaria e arco pleno de massa. Capela-mor com quatro arcos de cantaria e bocete central e duas portas da cantaria arquitravadas.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Rural, planície, isolado, fachada principal abrindo para pequena praça e as restantes para via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

André Pilarte

Cronologia

Séc. 16, 1º quartel - início obras de construção da igreja; Séc. 16, meados - continuação das obras; Séc. 18 - remodelação das fachada principal conferindo-lhe a feição actual com frontão barroco.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma e estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cantaria, madeira, pedra bujardada, azulejos

Bibliografia

DIAS, Pedro, Os Antecedentes da Arquitectura Manuelina in História da Arte em Portugal, vol.5, Lisboa, 1987; VASCONCELOS, Damião Augusto e Brito, Notícias Históricas de Tavira 1242-1840, Tavira, 1989; ANICA, Arnaldo Casimiro, Tabira e o seu Termo, Memorando Histórico, Tavira, 1993.

Documentação Gráfica

CMT

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login