Igreja Paroquial de Paderne / Igreja da Senhora da Esperança

IPA.00005640
Portugal, Faro, Albufeira, Paderne
 
Arquitectura religiosa, manuelina, renascentista, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, composta pelo corpo da igreja, capela-mor, baptistério, sacristia, sala funerária e torre campanário de planta quadrangular adossada a N.. Retábulo-mor de talha barroca. A conjugação tardia do formulário renascentista com elementos manuelinos, nomeadamente nas cantarias dos capitéis, do arco triunfal e da cobertura de uma das capelas da cabeceira, a do lado do Evangelho.
Número IPA Antigo: PT050801030004
 
Registo visualizado 1037 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelo corpo da igreja, capela-mor, baptistério, sacristia, sala funerária e torre campanário de planta quadrangular adossada a N.. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas no corpo da igreja, na sacristia, na capela-mor, campanário com cobertura em coruchéu piramidal. Fachada principal a O. de dois corpos, sendo o primeiro definido por cunhais em pedra e rematado por frontão triangular encimado por cruz em ferro; escadaria de acesso, portal em cantaria de verga recta encimado por janelão de verga recta arquitravada; o segundo corpo corresponde à torre sineira, de um só registo, é delimitado por cunhais em pedra encimados por urnas também de pedra; parte superior rasgada por vãos de verga curva e relógio. Fachada E. composta por corpo de sacristia, rasgado por óculo, e por um corpo ligeiramente mais baixo a N., com porta. Fachada N. composta por um corpo com dois registos delimitados por cornija com beirado; no primeiro registo três portas de verga recta e uma janela de verga recta; no segundo registo seis janelas com caixilharia em madeira de duas folhas e seis vidros. Fachada S. delimitada por cunhal em pedra, cornija com beirado de um só registo, com portal de verga recta. INTERIOR: três naves de cinco tramos, sendo o primeiro ocupado pelo coro-alto com grade em ferro fundido e guarda-vento em madeira. Tecto das naves em madeira pintada, assente em friso de massa também pintado. Na parede do lado do Evangelho abre-se baptistério de arco em volta perfeita com gradeamento em ferro sobre torre sineira; duas capelas em arco em cantaria de volta perfeita, assente em pilastras também em cantaria, sendo um deles em talha dourada; entre o quarto e o quinto tramo porta de acesso à sacristia. Na parede do lado da Epístola esquema simétrico, exceptuando a porta e o baptistério. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço simples; arco triunfal em cantaria com motivos cordiformes assentes em pedestais cujo intradorso é decorado com figura feminina, figura masculina, peixe, cabeça de militar e por dois degraus; na capela-mor retábulo em talha dourada e do lado do Evangelho porta em cantaria de verga recta, de acesso à zona de arrumos. Capelas colaterias de arco em volta perfeita de cantaria, a do lado do Evangelho com abóbada de arestas assente em mísulas e rematada por pedra com rosácea com retábulo de talha dourada; capela do lado da Epístola de arco de volta perfeita em cantaria com gradeamento em madeira e cobertura em abóbada simples. Sacristia com cobertura em meia abóbada e em sobrado, com arcaz em madeira encimado por retábulo em talha; a N. porta de acesso ao exterior.

Acessos

Largo da Igreja, Praça da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, integrado na malha urbanística; fachada N. abrindo para um pequeno jardim com fonte e algumas árvores; fachada S. completamente abafada pela vegetação.

Descrição Complementar

Na fachada principal a data de 1887 e no portal da mesma fachada a data de 1880. Lápide na fachada principal: "A.P.P.M. / VI . AVS . IAN . MCMXL VIII / HOC TEMPLVM / PRAENSENS DECORAVIT / VENERABILIS B. V. M. IMAGO / QUAE IN DA IRIA / COLITUA".

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Bartolomeu Rodrigues.

Cronologia

Séc. 16 - construção; Séc. 17 e 18 - abertura de capelas laterais do corpo da igreja; finais Séc. 19 - acrescento de um tramo do corpo da igreja; 1880 - construção da nova fachada da igreja; 1905 - torre sineira aumentada e dotada de relógio; 1996, 26 de Agosto - determinada a abertura do processo de classificação pelo IPPAR; 1998, 19 de Março - Despacho de classificação como Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Paredes auto portantes

Materiais

Alvenaria caiada; pavimentos em madeira, lajetas de pedra bujardada e tijoleira de Santa Catarina; telhas de canudo e pontualmente de capa e canal.

Bibliografia

ATAIDE, Oliveira, Monografia de Paderne, Faro, 1910; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Inventário do Barroco no Algarve, Faro, 1988; IDEM, Inventário Artístico do Algarve - A Talha e a Imaginária - I Concelho de Albufeira, vol.1, Faro, 1989; IDEM, Igreja Matriz de Paderne, Albufeira, 1995; NOBRE, Idalina Nunes, Paderne, Albufeira, 1997; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/155589 [consultado em 1 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR

Intervenção Realizada

CMA: 1990 a 1994 - obras de conservação em toda a igreja e restauro do espólio sacro; IPPAR: 2002 - obras de recuperação incluindo reparação de telhados, substituição tectos de madeira, recuperação de pintura decorativa, pintura geral da nave e sacristia, arranjo de caixilharias e remoção do lambrim de azulejos; iluminação decorativa e sonorização.

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login