Ermida de Nossa Senhora da Guia

IPA.00005639
Portugal, Faro, Albufeira, Guia
 
Arquitectura religiosa, quinhentista, seiscentista. Ermida de planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia.
Número IPA Antigo: PT050801020008
 
Registo visualizado 1474 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia. Volumes escalonados com cobertura diferenciada de duas águas na nave e capela-mor e de uma água na sacristia. Fachada principal a E. de dois volumes, de um e dois pisos, sendo o de dois pisos encimado por frontão com volutas, sineiras laterais e cruz central, e rasgado por portal de cantaria com verga recta arquitravada, delimitada por dois pináculos laterais, ladeado por dois vãos de verga recta arquitravada e encimado por vão único de verga recta. Fachada N. de dois corpos delimitados por beirado e duplo beirado (capela-mor) com três e um contrafortes. Fachada O. adossada a construções. INTERIOR: nave única com tecto de 3 panos e capela-mor abobadada totalmente revestida a azulejos; paredes com lambril de azulejo padrão; arco triunfal de volta perfeita em cantaria e guarda em balaustrada; abóbada assente sobre cornija em pedra, retábulo em talha e vão de verga recta na parede do lado do Evangelho. Lápide com a data de 1633.

Acessos

Largo Nossa Senhora da Guia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planície, adossado, abre para adro calcetado, vedado por muro de alvenaria, fachadas laterais confinantes a S. com cemitério e a N. com via de circulação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 15 - construção inicial; séc. 17 - revestimento a azulejos da capela-mor; 1755 - danificada pelo terramoto foi reconstruida em parte; 1996, 08 julho - proposta de classificação da Câmara Municipal de Albufeira.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cantaria; cobertura interior em placas de aglomerado de madeira pintada (nave); pavimento em ladrilho Santa Catarina; telha cerâmica.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., O Itinerário do Barroco no Algarve, Faro, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Correcção das dissonâncias

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login