Ermida Nossa Senhora da Orada

IPA.00005638
Portugal, Faro, Albufeira, Albufeira e Olhos de Água
 
Arquitectura religiosa, barroca. Ermida de nave única e capela-mor rectangular, com fachada flanqueada por torre sineira. No interior retábulo-mor de talha dourada e pequenos painéis de pinturas murais, a modo de ex-votos, alusivas aos milages do orago. Testemunho da devoção local a Nossa Senhora da Orada, com procissão anual na qual a imagem é transportada em barco engalanado. Mantém vários painéis de pintura mural, a modo de ex-votos, alusivos aos milagres do orago.
Número IPA Antigo: PT050801010003
 
Registo visualizado 341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pela nave rectangular em que se inscreve a torre sineira, que inclui acesso ao coro, e volume anexo, pela capela-mor rectangular, pela sacristia e outras dependências paroquiais. Volumes escalonados com cobertura diferenciada de duas águas sobre o corpo da igreja e capela-mor, de três águas sobre anexos e torre. Fachada principal a O. com dois panos delimitados por pilastras e soco em massa; primeiro pano, correspondente à torre sineira, rasgado por duas frestas rectangulares encimadas por campanário; segundo pano rasgado por portal em cantaria de verga recta arquitravada, encimado por janela em cantaria de verga recta, rematada por frontão em massa com volutas e concheados; sobreposta, platibanda em arco contracurvado rematada por friso em massa. Fachada S. de dois volumes, rematados por soco pintado e beirado, rasgados por vãos de verga recta, sendo um no primeiro e seis no segundo. Fachada N. com esquema idêntico, à excepção do corpo da torre sineira, adossado ao volume dos anexos com dois vãos também de verga recta. Fachada E. de um pano, delimitado por soco e beirado, de dois pisos rasgado por nove vãos de verga recta, cinco deles no primeiro piso. INTERIOR: nave única com abóbada, com pintura da Nossa Senhora da Orada, sobre cornija, coro-alto assente em arco abatido sobre pilastras rematado por balaustrada; parede do lado do Evangelho com púlpito com trabalho em talha; parede do lado da Epistola rasgada por um vão central de verga recta; capela-mor separada por arco triunfal de volta perfeita, com abóbada, rasgada por quatro vãos entaipados, assente em cornija com retábulo em talha dourada; dois vãos de verga recta rasgam as paredes laterais. Pinturas murais sobre os milagres da Nossa Senhora da Orada.

Acessos

Vale da Orada

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, orla marinha, isolado. Situado num vale nas proximidades da praia da Baleeira, delimitado por cemitério, calcetado fechado por muro gradeado, onde se encontram dois ciprestes junto a duas lápides.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: lápides no cemitério: mausoléu lado esquerdo: "Aquiz Jaz Francisco António da Silva Cabrita, Freire Conventual da Ordem de S. Bento D'Aviz, nasceo a 12 de Março de 1787. Foi deputado da nação na legislatura de 1842 e morreo a 29 de Maio de 1850. Seus ossos forao para aqui transladados por ordem de sua irmã D. Maria Nichaella de Brito. Foste rico sem soberba / poderoso sem vaidade / terno irmão óptimo tio / amigo com lealdade / amado eras e não temido / como d'honra o homem dezeja / tua morte muitos chorão / a terra leve te seja; As occultas protegias / o doente e o desvalido / nunca o afflicto a ti chegou / que não fosse favorecido / chipstres cedras lacrimosas no chão terrem sepul choraes raizes / suadades e goivos a o redor / pallidas crescerão". Mausoléu do lado direito: "Aqui Jaz Francisco Correa d' Athaide Cabrita filho de Francisco Correa e Silva Leote Tavares e de D. Maria Michaella de Brito nasceo em Albufeira no dia 17 de Setembro de 1832 e falleceo em Faro a 18 de Outubro de 1849 - Sua saudosa e inconsolável mãe / lhe mandou erigir este mausoleu / bem qual a tenra planta em flor cortada, de soeste. O caro filho a sepultura / e a mãe que te adorava em tristo pranto fica envolta nas vestes d'amargura / As magoas a aflição a dor pujente / terna constante maternal saudade / sócios (...) de ser. Serão contigo nas vastas regiões da eternidade".

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - construção da capela primitiva; séc. 18, 2ª metade - construção da actual ermida.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, telha cerâmica tipo capa e canal, pavimento em mosaico hidráulico preto e branco formando xadrez; madeira envernizada em portas e janelas; cantaria em molduras de vãos na fachada principal, capeamento a pedra bujardada nos restantes vãos; serralharias em gradeamento das janelas.

Bibliografia

Orada de Albufeira in Nossa Senhora da Orada, seu culto na História de Portugal, Faro, 1956; ADELAIDE, Amado, Roteiros Histórico Monumentais da Cidade de Albufeira, Albufeira, 1998; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Inventário Artístico do Algarve - A Talha e a Imaginária I - Concelho de Albufeira, vol.1, Faro, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login