Igreja Paroquial de Monchique / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00005637
Portugal, Faro, Monchique, Monchique
 
Arquitectura religiosa, manuelina, barroca. Igreja paroquial. A decoração vegetalista presente no portal e capitéis que singulariza o monumento.
Número IPA Antigo: PT050809030003
 
Registo visualizado 660 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta pela nave, capelas colaterais, capela-mor rectangular, anexos, sacristia e torre sineira. Volumes escalonados, cobertura diferenciada em telhado de uma água nas capelas colaterais e sacristia, de duas águas na nave e de três águas nas capelas laterais. Fachada principal a O. de dois panos, delimitados por pilastras, correspondentes à nave e à torre sineira; quatro vãos de verga curva, rematados por cornija encimada de entablamento com quatro relógios ladeados por urnas; corpo da nave rematado por empena rectilínea com beirado, com cruz central assente sobre plínto em pedra, rasgado por óculo em cantaria e portal de verga ogival, enquadrado por cinco arcos em querena assentes sobre duas colunas rematadas por capitéis com cordas. Fachada posterior de vários corpos, sendo dois deles cilíndricos delimitados por duplo beirado com um vão em cada um deles; pequeno compartimento com porta de verga recta em cantaria encimada por outra porta de verga recta em cantaria com chanfro na moldura; todos os outros corpos são delimitados por duplo beirado e têm abertos vãos; Fachada lateral N. composta por três corpos salientes sendo dois deles cegos e o outro delimitado por friso e com uma janela de verga recta ao nível do primeiro andar; muro baixo com portão em ferro que dá acesso a uma porta em cantaria com arco em querena, encimada por janela de verga recta em cantaria. Fachada lateral S. composta por dois panos, o primeiro correspondente à torre sineira, delimitado por cunhais em pedra e rasgado por janela; o segundo delimitado por duplo beirado, rasgado por duas frestas quase ao nível do pavimento e no registo superior dois janelões de verga recta em cantaria. INTERIOR: três naves de cinco tramos, definidos por arcos assentes sobre colunas hexagonais com embasamento e capitel em corda; cobertura em abóbada revestido a madeira; coro-alto a meio do primeiro tramo, avançando em semicírculo na nave central, com balaustrada assente em pilaretes de madeira sobre guarda-vento. Na parede do lado do Evangelho baptistério com arco de volta perfeita em cantaria, gradeamento em madeira, cobertura em abóbada com florão, lambril de azulejos e pia baptismal; no terceiro tramo porta encimada por janela, ambos de verga recta; no quarto e quinto tramos capelas laterais com arco de volta perfeita em cantaria e retábulos em talha. Parede do lado da Epístola com esquema simétrico, à excepção da capela baptismal e da porta de acesso à sacristia. Capela-mor com arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras de cantaria, cobertura em abóbada assente em cornija; retábulo em talha dourada com trono; paredes laterais rasgadas por dois vãos de cada lado - porta encimada por janela - ambos de verga recta.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 / Incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Monchique (PTCON0037)

Enquadramento

Urbano, isolado num adro calcetado, ladeado por edifícios de pequeno porte, que lhe retiram qualquer amplitude visual. Perto fica a Igreja e Antigo Hospital da Misericórdia (PT050809030004).

Descrição Complementar

Capela colateral do lado do Evangelho: cobertura em abóbada de ogiva forrada de azulejos; arcos em pedra rematados por mísula com Cruz de Cristo, retábulo barroco com tela central e gradeamento sobre arco triunfal. Capela colateral do lado da Epístola: arco de volta perfeita em cantaria assente sobre pilastras com capitel; retábulo barroco com elementos em talha dourada e marmoreados.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - construção provávelmente no local de uma primitiva mesquita; séc. 18 - reparações pós-terramoto na sacristia, na abóbada da capela-mor, da tribuna e da torre; 1900-1901 - limpeza e arranjo das colunas que estavam cobertas por uma camada espessa de cal; construção do guarda-vento; 1902 - construção do baptistério; 1903 - pintura do tecto; restauro da capela do Santíssimo Sacramento; construção das capelas do Sagrado Coração de Jesus e das Almas; 1910, c. de - abertos os arcos para as capelas do Espírito Santo; 1919 - 1920 - construção capelas de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha; 1969, 2 de Fevereiro - estragos provocados pelo sismo; 1996, 17 de Outubro - despacho de classificação como Imóvel de Interesse Público pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave) e estrutura mista (capela-mor)

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada; pavimentos de madeira e lajetas de pedra; coberturas em madeira (nave) e abóbada capela-mor e laterais); revestimentos de azulejos, talha.

Bibliografia

AZEVEDO, Arte Monumental Portuguesa, vol.5, s.d.; CARVALHO, Augusto da Silva, Memórias das Caldas de Monchique, 1939; CORREIA CORREIA, José Eduardo Horta, A Arquitectura Religiosa do Algarve de 1520 a 1600, Lisboa, 1987; DAVID, Neto, Subsídios para a Monografia de Monchique, Folha de Domingo, 16 Dezembro de 1917; GASCON, José António, Subsídios para a Monografia de Monchique, Jornal de Monchique, 1955; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Inventário Artístico do Algarve - A Talha e a Imaginária - Concelho de Monchique, vol. 14, Faro, 1997; MARIO, Lyster Franco e RAUL, Proença, Guia de Portugal, s.d.; SAMPAIO, José, Monchique: Apontamento Monográfico, Barlavento, 1982;IDEM; Igreja Matriz de Monchique: os quinhentos anos da sua história (1495-1995), Monchique, 1995 (obra não consultada).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1989 - restauro do painel da capela do Santíssimo e o douramento da respectiva talha; 1994 - douramento das talhas das capelas do Sagrado Coração de Jesus, das Almas e de Nossa Senhora de Fátima; 1996 - melhoramento na Casa das Flores (lado N.) onde se construíram duas casas de banho públicas;

Observações

As sobreposições nas paredes da fachada E. indiciam uma anterior mesquita sobre a qual teria sido construída a igreja.

Autor e Data

Francisco Lameira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login