Casa na Rua da Sé, n.º 17 a 23 / Colégio Externato Silvense

IPA.00005634
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Edifício setecentista de planta rectangular com dois pisos, fachada principal com andar nobre rasgado por janelas de sacada.
Número IPA Antigo: PT050813070034
 
Registo visualizado 288 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, massa simples disposta na horizontal, cobertura homogénea em telhado de quatro águas e chaminé rectangular. Fachada principal a E., com três pisos a S. e dois a N., delimitada por cunhais, friso divisório dos pisos e cimalha com beirado; no andar nobre sete janelas emolduradas de cantaria de verga e cornija curvas, sendo três de sacada com guardas em ferro e quatro de peito; no piso térreo cinco janelas de peito de moldura simples e duas portas, uma de moldura simples e outra de verga recta arquitravada, esta última rematada por óculo elíptico; na cave uma fresta e duas portas com moldura simples. Fachada N. cega.

Acessos

Rua da Sé

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 39/2010, da Câmara Municipal de Silves de 22 abril 2010

Enquadramento

Urbano, em meia encosta, adossado, abrindo a fachada principal para praça pública, a fachada lateral para via de circulação e a fachada posterior para logradouro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - data provável da construção; Séc. 19 - reconstrução da porta principal; 1960 - 1975 c., - funciona como estabelecimento de ensino; 2010, 21 abril - Deliberação da Câmara Municipal de Silves classificando o imóvel como IM - Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, rebocada e caiado, telha cerâmica tipo canudo, cantaria em cunhais, moldura de vãos, friso divisório de piso, guardas das sacadas em prumos de ferro, caixilharias em madeira e vidro.

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves - Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; MOP, DGSU e DSPU, Defesa da Paisagem Urbana do Algarve - Prospecção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em ãreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Silves, Lisboa, 1967.

Documentação Gráfica

CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Não foi permitido fotografar o interior.

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login