Casa da Família Vasconcelos

IPA.00005633
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Casa abastada oitocentista de planta rectangular com dois pisos, fenestração regular, andar nobre com janelas de sacada. O revestimento azulejar da fachada fingindo marmoreados numa assinalável área urbana.
Número IPA Antigo: PT050813070033
 
Registo visualizado 308 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, massa simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachada principal a N., revestida a azulejos, com três panos e dois pisos, delimitados por pilastras e cunhais, soco e cimelha com beirado; rasgada no piso térreo por vãos emoldurados de cantaria de verga curva, cinco portas e seis janelas de peito; no andar nobre onze janelas de sacada, com gradeamentos em ferro fundido, quatro à face e quatro salientes, sendo no pano central de sacada única para os três vãos. Adossado à fachada O., dois pilares rematados por plintos com urnas, em cantaria, suportando portão em ferro; no andar nobre três vãos, uma janela de sacada e duas de peito; no piso térreo porta e fresta. Fachada E. com três janelas de sacada no andar nobre e quatro janelas de peito no piso térreo; na cave duas frestas.

Acessos

Rua 25 de Abril

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 40/2010, da Câmara Municipal de Silves de 22 abril 2010

Enquadramento

Urbano, meia encosta, abrindo fachadas principal e lateral E. para vias públicas, e fachadas lateral O. e posterior, para pequeno logradouro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Serviços: sede de empresa / Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1898 - início da construção; 1969 - destruição da balaustrada por tremor de terra; 2010, 21 de abril - Deliberação da Câmara Municipal de Silves de classificação como IM - Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra, revestimento a azulejos, cantaria em base de cunhais, pilastras, cimalha e moldura de vãos; cobertura em telha cerâmica tipo marselha, ferro nas guardas das janelas; madeira e vidro nas portas e janelas.

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves - Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; MOP, DGSU e DSU, Defesa da Paisagem Urbana do Algarve - Prospecção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em ãreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Silves, Lisboa, 1967.

Documentação Gráfica

CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login