Palacete dos Viscondes de Lagoa / Palacete D. Aurora Grade

IPA.00005632
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Arquitectura residencial, eclética. Palacete de planta rectangular de dois pisos, panos diferenciados pelo revestimento no frontispício, janelas de sacada no andar nobre e porta monumental.
Número IPA Antigo: PT050813070016
 
Registo visualizado 315 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, massa simples, disposta na horizontal, cobertura diferenciada em dois telhados de três águas e um de duas águas. Fachada principal a N., com dois pisos e três panos delimitados por cunhais, pilastras, embasamento, friso divisório dos pisos e cimalha rematada por platibanda; pano central rasgado por vãos emoldurados de cantaria com arcos de volta perfeita e ombreiras ladeadas com aparelho almofadado; porta central com arco delimitado por emolduramento com pilastras, sobre as quais assenta balcão com balaustrada de cantaria; janela central com arco delimitado por pilastras e rematado por corpo da platibanda, com pilastras e frontão com pedra d'armas e coroa; panos laterais com três vãos por piso, no andar nobre, três janelas de sacada, emolduradas, de verga recta arquitravada com balcão de balaustrada ao centro e balaustrada à face, nos lados; no piso térreo, uma porta e duas janelas de peito, à semelhança das do pano central. Adossado a O. muro de vedação com portão de cantaria, de verga em arco de volta perfeita assente sobre pilastras. Fachada lateral E., idêntica aos panos laterais do frontispício, exceptuando-se a ausência de cantaria no piso térreo. INTERIOR: tectos com decorações de setuque.

Acessos

Rua Samora Barros, n. 23- 29, Rua Alexandre Herculano

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano, meia encosta, adossado, abre fachadas principal e lateral para vias de circulação e outra fachada lateral e posterior para logradouro ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Nicola Bigaglia

Cronologia

1907 - início da construção pelos Viscondes de Lagoa; 1995, 04 dezembro - Incluído no PDM de Silves como VC - Valor Concelhio, Resolução do Conselho de Ministros n.º 161/95.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra, rebocada e caiada, telha de marselha, cantarias, caixilharia em madeira e vidro.

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves - Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; MOP, DGSU e DSPU, Defesa da Paisagem Urbana do Algarve - Prospecção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em áreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Silves, Lisboa, 1967; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Palacete+Visconde+da+Lagoa+-+Palacete+Grade, 12 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Não foi possível o acesso ao interior. Consta que, no interior, são dignos de nota, os soalhos em carvalho, o estuque nos tectos e as pinturas nas paredes, à excepção do salão que apresenta damasco como forro das paredes.

Autor e Data

João Neto 1991 / Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login