Chalet dos Caldas e Vasconcelos / Chalé das Palmeiras

IPA.00005627
Portugal, Faro, Silves, Armação de Pêra
 
Palacete do séc. 20, utilizado em época de férias. Ornamentação de motivos geométricos das janelas dos torreões e trabalhos em massa no frontespício.
Número IPA Antigo: PT050813030028
 
Registo visualizado 451 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular composta por três volumes, com massas dispostas na vertical; cobertura diferenciada em três telhados múltiplos de quatro águas e dois de três. Fachadas de dois pisos delimitadas por cunhais e pilastras, soco, dois frisos e cimalha com platibanda, em massa; vãos simples de verga recta. Fachada principal, a N., com três corpos sendo o central saliente; piso térreo cego, andar nobre rasgado por janela com caixilharia de motivos geométricos, rematada por platibanda com frontão triangular; corpos laterias idênticos, com menor decoração e um vão por piso, uma porta no piso térreo, uma janela no piso superior. Fachadas laterais semelhantes, com duas janelas por piso. Fachada posterior de três corpos, com o corpo central reentrante e corpos laterais unidos por uma varanda de balaustrada, assente em duas colunas jónicas de cantaria. INTERIOR: dois pisos cada um com 6 divisões; trabalhos de estuque nos tectos entrada.

Acessos

Rua Mascarenhas Gregório

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 14/2010, de 04 fevereiro 2010

Enquadramento

Urbano, orla marinha, isolado, junto à Av. marginal à praia; vedado por um muro de pedra a S., em grande desnível sobre a praia; muro em alvenaria rebocada e caiada, rasgado por portão de ferro, a N.. No interior do logradouro, jardim pontuado por oito palmeiras de grande porte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel de Vasconcelos

Cronologia

1904, c. de - construção do chalé por Manuel de Vasconcelos, sob projecto de sua autoria *1 e, após conclusão das obras, plantação das palmeiras ainda existentes; 1995, 04 dezembro - Incluído no PDM de Silves como VC - Valor Concelhio, Resolução do Conselho de Ministros n.º 161/95; 2008, 16 janeiro - Deliberação camarária para a classificação como IIM - Imóvel de Interesse Municipal; 2008, 25 março - Proposta de encerramento da classificação pela DRCAlgarve, por não ter valor nacional; 2009, 28 outubro - Parecer favorável ao encerramento da classificação pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2009, 29 outubro - Despacho de encerramento da classificação pelo Diretor do IGESPAR; 2010, 03 fevereiro - Deliberação camarária determinando a classificação como IIM - Imóvel de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, telha de marselha e placas cerâmicas, madeira em caixilharias, alvenaria de pedra aparelhada, (sotão)

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves, Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; MOP, DGSU e DSPU, Defesa da Paisagem Urbana e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em áreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Armação de Pera, Lisboa, 1967.

Documentação Gráfica

CMSilves

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietários: obras de conservação e manutenção mantendo as técnicas e materais originais.

Observações

*1 - na concepção do projecto Manuel de Vasconcelos inspirou-se em imóveis que vira em França e em desenhos de revistas da época.

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login