Igreja Paroquial de Chave / Igreja de Santa Eulália

IPA.00005605
Portugal, Aveiro, Arouca, Chave
 
Igreja paroquial de construção setecentista, com a fachada reformada no final desse século, de planta retangular, nave única, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo; empena com corpo de curvas como aletas e remate com frontão triangular; torre sineira de três registos com coruchéu colocada ao lado esquerdo dando continuidade do 1º para o 2º registo ao entablamento da fachada principal. A janela do coro ultrapassa e é envolvida no terço superior pelo entablamento da fachada numa organização idêntica à da capela da Senhora da Saúde em Cabeçais (Fermedo). No interior, tem um arco cavado na parede de cabeceira para o retábulo-mor.
Número IPA Antigo: PT010104070034
 
Registo visualizado 114 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular, composta por nave única, capela-mor e corpo rectangular de sacristia adossado do lado O., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas, aos quais se une, à direita, a E., ligeiramente recuada em relação à frontaria, torre sineira quadrangular coberta com coruchéu em pirâmide baixa rematada por esfera. Fachada principal flanqueada por pilastras, portal único de vão rectangular marcado por cantarias molduradas e rematado com friso e frontão triangular moldurado e com dentículos; janela do coro rectangular sobreposta ao portal que ultrapassa e é envolvida no terço superior pelo entablamento da fachada. Fachada com soco preto; empena iniciada por corpo de curvas, em género de aletas, revestido com azulejos de tapete industriais e rematada por frontão triangular; pináculos piramidais sobre os cunhais e no frontão de remate; cruz de trevo no vértice sobre pedestal. Torre sineira de três registos, sendo o primeiro separado do segundo por entablamento que continua o da fachada principal e o segundo do terceiro, por simples faixa de cantaria moldurada; cunhais tratados com pilastras independentes nos três registos a que se sobrepõe, no remate do último registo, forte cornija; no registo superior, um único vão de arco redondo com pedra de fecho saliente em cada face; pináculos piramidais nos ângulos. Fachadas laterais com pilastras nos ângulos, três janelas rectangulares simples de cada lado, duas na nave colocadas acima da linha média e uma na capela-mor sobre a linha média, portas travessas opostas colocadas entre as duas janelas da nave, cimalha com cornija de cantaria, completada na fachada posterior de friso, pináculos piramidais sobre os ângulos, cruz latina sobre os vértices da empena. Fachada E. com porta rectangular simples encimada por óculo oval na torre; fachada O. com corpo da sacristia exibindo uma porta rectangular simples; fachada posterior com duas janelas rectangulares simples sobrepostas. Interior com coro-alto com laje cimento armado, lambril de azulejos de tapete industriais na nave e capela-mor, púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra sobre mísula com decoração almofadada sem guardas; dois arcos retabulares opostos, nos flancos, com pilastras e pedra saliente no fecho; arco triunfal e arco na parede da ábside para o retábulo-mor sobre pilastras com pedra de fecho saliente. Retábulos de talha, branco, ouro e marmoreados. Pavimento de tijoleira na nave, lajes de granito na capela-mor; coberturas internas de cimento armado com caixotões.

Acessos

Chave, Lugar da Costeira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se numa zona de encosta sobre ampla plataforma no interior de adro parcialmente murado; limita a S. com cemitério murado e com largo onde se situa cruzeiro paroquial (v. IPA.00005601), a O. com salão e outras dependências paroquiais instaladas num edifício de construção recente e grande dimensão mas de altura inferior à da igreja, a E. com construções rurais e a N. com muro de suporte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto - Arciprestado de Arouca - Vale de Cambra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1700, 26 outubro - o visitador ordena a construção de um novo retábulo-mor no prazo de 6 meses por o existente ser antigo e indecente; 1702, 16 junho - insistência do visitador para a feitura do retábulo; 1704, 02 maio - pedido para que seja feito um novo retábulo; 1705, 21 julho - o visitador insiste na feitura do novo retábulo; 1707 - construção do novo retábulo-mor; 1709, 27 dezembro - o visitador ordena o douramento do novo retábulo-mor e da tribuna da capela-mor; 1758, 20 maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Manuel Bernardo Lobão, surge referida a Igreja de Santa Eulália com quatro altares, o mor com o sacrário, ladeado pela imagem do orago e pelo Menino Jesus; na nave, os altares do Espírito Santo, com as imagens de São Sebastião e Santa Bárbara, o de Nossa Senhora das Neves e do Crucificado; é vigário colado e tem de rendimento 10$000; 1774, 15 novembro - o bispo de Lamego, Dom Manuel de Vasconcelos Pereira, na visitação à freguesia ordena que a confraria de Nossa Senhora das Neves mandasse fazer um retábulo novo com tribuna para o seu altar; séc. 18, final - reforma com construção de fachada.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito (cantarias); telha de aba e canudo, mosaico cerâmico, azulejos, madeira (portas, caixilhos e retábulos), cimento armado (coberturas internas e coro alto), ferro.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourada, Ensamblagem e Pintura na Cidade e na Diocese do Porto. Porto: s.n., 1984 - 1987, vol. II, pp. 60 - 62 e 349 - 350, vol. IV, pp. 367 - 368; BRANDÃO, Domingos de Pinho e LOUREIRO Olímpia, Maria da Cunha - Arouca - Notas Monográficas 1. Porto: Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão, 1991, pp. 93 - 96; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1991, p. 83.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGLAB/TT: Memórias Paroquiais, vol. 11, n.º 300, fls. 2061- 2064

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1940, cerca - substituição do retábulo-mor de madeira por um novo de cimento e construção das actuais coberturas internas e coro alto também em cimento armado; 1980, cerca - obras da capela-mor que recebeu um trono de madeira que havia pertencido ao Convento de Avé Maria do Porto; 1990, cerca - limpeza e obras de conservação nas cobertura externas e cantarias das fachadas; 1998 - limpeza e pintura das fachadas.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login