Capela de Cabeçais / Capela de Nossa Senhora da Saúde

IPA.00005604
Portugal, Aveiro, Arouca, Fermedo
 
Capela construída no séc. 20, sobre uma pré-existência, de planta retangular, corpo único com sacristia adossada ao lado direito. Cimalha com friso e cornija envolvendo a meio a padieira da janela do coro que se eleva acima da linha da cimalha; duas sineiras sobre os cunhais; empena elevada com remate em frontão triangular enquadrada por duas sineiras que seguem o alinhamento das pilastras. A organização da fachada principal tem paralelos na da igreja paroquial vizinha de Chave. Corpo rectangular único diferenciando-se a zona do altar-mor por presbitério com degraus ao meio e grade com balaustrada de madeira.
Número IPA Antigo: PT010104110031
 
Registo visualizado 144 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular, composta por corpo único com sacristia adossada do lado NO., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas. Fachada principal com embasamento, flanqueada por pilastras, portal único de vão de verga curva com cantaria saliente ao meio e cornija recta pouco saliente, encimado por janela do coro rectangular; friso e cornija envolvendo a meio a padieira da janela do coro que se eleva acima da linha da cimalha; empena levantada com corpo rectangular flanqueado por pilastras terminando em frontão triangular com pequeno escudo ao centro e cruz sobre pedestal no vértice da empena; sobre os cunhais, duas sineiras com pedestal, com vão em arco redondo e remate de frontão interrompido com pinha elevando-se ao meio, a da direita tendo sino. Fachadas laterais com embasamento, uma fresta rectangular de esbarro de cada lado, cruz florenciada sobre pedestal no vértice posterior da empena. Na fachada lateral direita, corpo da sacristia com pequena fresta rectangular simples e porta rectangular com cantarias, tendo acesso por dois degraus e a data de 1777 inscrita na padieira. Interior com coro-alto de laje de betão sobre mísulas de granito e balaustrada de madeira com acesso por escada em caracol de metal; púlpito, do lado da Epístola, com bacia de granito apoiada em mísula com voluta, escada de granito e parapeito com balaustrada de madeira; Lambril de azulejos de tapete industriais; patamar do altar-mor com três degraus de granito encaixados ao meio; grade do altar-mor em balaustrada de madeira continuando a da escada do púlpito; pavimento de tijoleira. Retábulo do altar-mor em talha pintada a branco. Cobertura interna de secção poligonal estucada a branco elevando-se de sanca pouco saliente.

Acessos

Fermedo, Lugar de Cabeçais

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado. Implanta-se numa plataforma pouco elevada sobranceira a cruzamento de ruas, tendo acesso por escadaria a toda a largura diante da fachada principal; limita com casas pelos outros lados. No início da escadaria, ao lado esquerdo, implanta-se o Pelourinho de Cabeçais (v. IPA.00000225) e no cruzamento de ruas, do lado oposto à capela, a antiga Casa da Câmara de Cabeçais (v. IPA.00006683).

Descrição Complementar

O escudo ao meio do frontão que remata a fachada principal é partido. Na primeira pala, cinco escudetes lisos e dispostos em aspa de Portugal. Na segunda, uma cruz florida e aberta dos Pereiras, donatários do antigo concelho de Fermedo.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17, final - construção do corpo da capela, a qual não surge ainda referida na Corografia do Pe. Carvalho da Costa publicada em 1708; 1758 - referida nas Memórias Paroquiais como da invocação de Santo António, afirmando-se ser da freguesia, mas mandada construir pelo senhor da terra por ter as suas armas na frontaria; 1777 - data inscrita na padieira da porta da sacristia; 1858 - no Livro-Estatística da diocese continua a invocação de Santo António sendo desconhecida a actual de Nossa Senhora da Saúde; 1896 - cita-se a festa da Senhora da Saúde que se realizava em 15 de agosto a par da de Santo António realizada a 13 de junho; 1897 - 1901 - a festa à Senhora da Saúde prevalece sobre a de Santo António, que deixa de se realizar; 1903 - a capela foi fechada por estar arruinada; 1904, 09 outubro - foi arrematada a obra de pedreiro; 1905 - concluída a obra de reparação a qual foi marcada por um período de hesitação sobre a mudança da localização da capela para o cimo da feira, que não chegou a concretizar-se.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito (cantarias); telha de aba e canudo, azulejos, mosaico (pavimento); madeira (portas, caixilhos, retábulos).

Bibliografia

AZEVEDO, Alfredo G. e MOREIRA, Domingos A. - Fermedo. Aspectos da sua história. Porto: s.n., 1973, p. 138; BRANDÃO, Domingos de Pinho e LOUREIRO Olímpia, Maria da Cunha - Arouca - Notas Monográficas 1. Porto: Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão, 1991, p. 116; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes, 1991, p. 89.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1958 - lambril de azulejos no interior oferta de José Joaquim Branquinho; 1990 - obras de conservação das coberturas, das fachadas e do interior.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login