Casa e Capela da Quinta de Santana

IPA.00005592
Portugal, Lisboa, Mafra, União das freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário
 
Arquitectura religiosa, barroca. Casa e capela. Notável revestimento azulejar setecentista da capela cumprindo um programa iconográfico constituído por cenas da vida da Virgem.
Número IPA Antigo: PT031109070056
 
Registo visualizado 88 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Composta por 3 edifícios de planta rectangular de volumetria paralelepipédica, a quinta apresenta a edificação original constituída pela justaposição de 3 corpos rectangulares correspondentes a zona habitacional, capela e a ala alpendrada, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados a 2 e 4 águas com trapeira e em coruchéu. A construção apresenta caixa murária em reboco pintado. Alçado principal compartimentado em 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o central, correlativo à capela com pano de muro rasgado a eixo por portal de verga recta com emolduramento simples de cantaria encimado por janela de verga triangular e emolduramento análogo ao da porta. É superiormente rematado por empena triangular acentuada por cornija, reconhecendo-se acima desta torre com 4 ventanas sineiras sobrepujada por coruchéu animado por fogaréus. No corpo de 2 pisos, regista-se a abertura de vãos a ritmo irregular com emolduramento simples de cantaria, identificando-se 2 portas de verga recta no piso térreo encimada por 3 janelas de peito. O INTERIOR da capela apresenta nave única e cobertura em abóbada de berço, animada por lambril azulejar monócromo composto por painéis setecentistas (figurando cenas da vida da Virgem) e marmoreados. Adossado à face interna da fachada, coro-alto com guarda de madeira. A capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, ostenta panos laterais revestidos com painéis da mesma tipologia dos da nave, rasgados por 1 porta de cada lado, comunicantes com acesso lateral ao exterior e com a sacristia. Regista-se no muro de topo a presença de retábulo em talha dourada e policroma, com sugestão de frontão curvo encimado por anjos e suportado por colunas caneladas de capitéis compósitos; é vazado a eixo por camarim a albergar representação escultórica de Nossa Senhora com o Menino, e ladeado pelas figurações de São Bento e de Santa Teresa de Ávila colocadas sobre peanhas, adossadas às superfícies laterais curvas do retábulo. O corpo extremo (direita) corresponde a ala que se apresenta ao nível do 1º piso em alpendre suportado por colunas de cantaria e comunicante com a torre sineira da capela. Relativamente aos outros 2 edifícios, um deles de construção oitocentista apresenta-se implantado a acompanhar o declive do terreno; compõe-se de 2 pisos vazados a ritmo regular por vãos de emolduramento simples e verga em arco de volta perfeita (*1); o outro, recente, de 3 pisos, ostenta abertura de vãos também a ritmo regular, de verga recta e emolduramento análogo; exibe alçado principal rasgado a eixo ao nível do 1º andar por portal encimado por pedra de armas, servido por escadaria.

Acessos

Rua Direita, Gradil. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,979010; long.: -9,280667

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por terreiro e jardim murado (v. PT03110907069).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

c. 1715 - fundação da propriedade e construção do núcleo primitivo, do qual constava a capela, instituída por Francisco Rodrigues Salgado; 1717 - trasladação dos restos mortais de Francisco Rodrigues Salgado para a capela; séc. 19, final - residem na quinta Rosa Damasceno e Eduardo Brasão, que activam um pequeno teatro na propriedade; séc. 20, década de 60 - a propriedade encontra-se na posse do barão de Furstenberg, responsável pela construção do edifício utilizado na actualidade para turismo de habitação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes / Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, ferro forjado, madeira, azulejos (séc. 18).

Bibliografia

Quinta de Sant'Ana, Gradil, s.d.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR: pº nº 85/3(111)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login