Capela de Santo António / Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar

IPA.00005589
Portugal, Lisboa, Mafra, Ericeira
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela com notável revestimento azulejar seiscentista do interior, pela qualidade e coerência do programa decorativo veículado.
Número IPA Antigo: PT031109060054
 
Registo visualizado 176 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

De planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos correspondentes a nave e capela-mor, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados a 2 águas. Em reboco pintado com os cunhais em aparelho de cantaria rusticada, a capela exibe alçado principal (a O.) rasgado a eixo por portal de verga recta destacada articulada com janela de peito rectangular de emolduramento recortado, e ladeado por outras 2 janelas semelhantes. É superiormente rematado por empena triangular acentuada por beiral e por cruz e pináculos nos acrotérios. No muro de topo da ábside observa-se registo azulejar figurando Nossa Senhora da Boa Viagem, Santa Maria Madalena e São João Evangelista. O INTERIOR de nave única e cobertura em abóbada de berço separada por cornija em ambas as entidades espaciais, apresenta superfície totalmente revestida (paredes, abóbadas e capialço da porta lateral) a azulejo seiscentista policromo de padrão, aplicado em painéis delimitados por cercaduras. Exibe do lado do Evangelho púlpito de madeira. Capela-mor localizada e integrada no vão definido pelo arco triunfal de volta perfeita em cantaria, que a precede, podendo observar-se no muro de topo, altar e retábulo em madeira policroma com apontamentos escultóricos em talha e integrando imagens setecentistas de Nossa Senhora da Boa Viagem, São Vicente e Santo António. Adossado à face interna do alçado principal reconhece-se coro-alto.

Acessos

Rua de Santo António, Calçada da Praia. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,964890; long.: -9,418183

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por adro murado em posição sobranceira à Praia do Peixe.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1609 - a capela era sede da Confraria de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar; 1634 - registo azulejar sobre o arco triunfal figurando a Sagrada Família; 1645 - revestimento azulejar do interior; 1664 - realização das folhas de madeira da porta da capela; 1708 - por testamento de D. Maria Catarina de Brito e Sousa de Noronha é estabelecida a obrigação da presença de um capelão na ermida; 1789 - colocação de registo azulejar no muro de topo da ábside figurando Nossa Senhora da Boa Viagem, Santa Maria Madalena e São João Evangelista; 1844 - restauro global do edifício, por iniciativa de Francisco José da Silva Ericeira; 1863 - é azulejado o recinto murado que envolve a capela; 1912, 23 Janeiro - assalto à Ermida de Santo António, tendo sido roubadas as imagens e atiradas ao mar, sendo acusados seis indivíduos, absolvidos por falta de provas; a partir desta data, a Ermida ficou interdita; 1929, 13 Junho - é reaberta ao culto a ermida de Santo António; 2017, 31 julho- publicação do Despacho de abertura do procedimento de classificação do imóvel em Anúncio n.º 133/2017, DR, 2.ª série, n.º 146.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (séc. 17 e 18)

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963; ASSUNÇÃO, Guilherme, Mafra. Efemérides do Concelho, Lisboa, 1967; MACHADO, João Paulo Liberata, Visitações e Pastorais da Paróquia de São Pedro da Ericeira, in Boletim Cultural de Mafra 92, Nº 1, Mafra, 1993; GORJÃO, Sérgio, Arte Sacra - Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira, Ericeira, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR: pº nº 81/3(103)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1993 - restauro da talha, pintura e douramento do retábulo.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login