Ermida do Espírito Santo

IPA.00005588
Portugal, Lisboa, Mafra, União das freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário
 
Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Capela rural de nave única coberta com tecto e capela-mor abobadada. Portal manuelino em arco conopial abatido, prolongado em cortina, decorado com romãs e encimado por florão de acanto, sobre bases facetadas. Apresenta afinidades formais com o portal da Capela do Espírito Santo de Alcaínça (v. 1109170008).
Número IPA Antigo: PT031109050049
 
Registo visualizado 79 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), tendo torre adossada a N. Volumetria paralelepipédica horizontalizante, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1 e 2 águas e em coruchéu na torre sineira. Alçado principal a O. rasgado a eixo por portal com emolduramento de cantaria em arco conopial com tratamento escultórico de feição manuelina com caule sinuoso e romãs. O portal é sobrepujado por janela rectangular com emolduramento simples de cantaria e malheiro de ferro; coroamento em empena triangular, com cruz de ferro sobre o telhado. No alçado lateral N., torre de planta quadrada superiormente vazada por 4 ventanas sineiras, corpo da Sacristia com 2 janelas de moldura rectangular e pano da igreja com 1 janela. INTERIOR: nave única com cobertura em tecto de madeira de 3 panos; do lado do Evangelho um púlpito com base em cantaria e balcão em madeira, pintado com marmoreados. A capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, tem cobertura em abóbada de berço; o pano de muro do lado do Evangelho é vazado por porta de acesso à Sacristia, onde se destaca um lavabo seiscentista em mármore.

Acessos

Largo do Espírito Santo. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,990646; long.: -9,240235

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural. Destacado, em posição altimétrica dominante, isolado e circundado por adro murado com portão de ferro, com acesso por escadaria a O.

Descrição Complementar

O portal assenta sobre um degrau e é composto por arco conopial de arquivolta única, segmentado e abatido, com os 2 segmentos superiores prolongados em cortina e rematados por um fruto e uma pinha. As bases, inferiormente de secção circular, são facetadas, de onde se elevam 2 colunelos de fuste liso com capitéis oitavados encimados por anéis torsos que delimitam o pé-direito, decorado por caule ondulante de onde pendem romãs que, à esq., se eleva a partir de pequena figura antropomórfica e se continua no arco. Os colunelos exteriores prolongam-se acima da moldura e terminam em pequenos pináculos providos de anéis no topo. O vértice do conopial é rematado por florão de cogulhos de acanto.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc 16 - provável época de construção ou de campanha de obras na Ermida, de que subsiste o portal manuelino; séc. 18 / 19 - O portal esteve protegido por um alpendre que se prolongava até ao muro do adro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, telha.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963; BASTOS, Fernando, Apontamentos sobre o Manuelino no Distrito de Lisboa, Lisboa, 1990

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR: pº nº 81/3(114)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999 / Lina Marques 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login