Capela de Nossa Senhora do Rosário / Capela de Azenha dos Tanoeiros

IPA.00005582
Portugal, Lisboa, Mafra, Encarnação
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Capela rural.
Número IPA Antigo: PT031109040045
 
Registo visualizado 76 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

De planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 1 e 2 águas e em coruchéu. Em reboco pintado, o edifício exibe alçado principal compartimentado em 3 corpos separados por pilastras de cantaria - policromadas a azul, tal como o soco da edificação - dos quais se demarca o corpo central; rasgado a eixo por portal de verga recta com emolduramento simples de cantaria, é ladeado e sobrepujado por janelas de peito com o mesmo tipo de emolduramento e malheiro de ferro. É superiormente rematado por empena triangular, articulada axialmente com pano de muro curvo sobrepujado por cruz, que acompanha óculo circular, localizado ao nível do remate. Dos corpos laterais distingue-se o corpo esquerdo, correspondente a torre sineira; com acesso pelo exterior através de escadaria contígua ao alçado lateral em que se encontra, exibe planta quadrada, e 4 ventanas sineiras com remate em coruchéu piramidal, animado por cruz e pináculos nos acrotérios. Nesse mesmo alçado, observa-se adossado à igreja, corpo correspondente à sacristia, coberto por telhado de 1 água. O interior do templo, apresenta nave única com cobertura em tecto plano, reconhecendo-se a abertura do lado do Evangelho, de janela iluminante. A capela-mor, precedida de arco triunfal de volta perfeita em cantaria, apresenta cobertura em abóbada de berço e pano de muro do lado do Evangelho vazado por porta pela qual se acede à sacristia. Ostenta no muro de topo altar-mor, ladeado por portas e encimado por nicho em arco de volta perfeita a albergar crucifixo.

Acessos

Rua do Moinho, Rua do Norte, no lugar de Azenha dos Tanoeiros, no Largo de Nossa Senhora do Rosário. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,059755; long.: -9,387105

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por pequeno largo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1736 - fundação da capela por Vicente Luís, cuja lápide sepulcral se observa no pavimento, junto da capela-mor; 1737 - é sepultado na capela o Padre Domingos João, seu padroeiro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes ( nave ), estrutura mista ( capela-mor )

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR: pº nº 81/3(36)

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login