Passos da Via Sacra de Santiago do Cacém

IPA.00005577
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Passos de Via Sacra, de que subsitem apenas quatro, construídos no início do séc. 19 e atualmente muito alterados, revelando um formulário austero, característico da interpretação popular dos modelos do barroco tardo-seiscentista.
Número IPA Antigo: PT041509060029
 
Registo visualizado 126 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Religioso  Via Sacra    

Descrição

Conjunto de 4 passos: O Passo do quintal da igreja da Misericórdia é formado por mesa de altar, retábulo com remate em arco de querena e nicho em arco de volta perfeita, de alvenaria, revestido por azulejos polícromos de padrão, onde se inscreve cruz latina, de cantaria, com a epígrafe "INRS", uma coroa de espinho estilizada, gravada no ponto de encontro dos braços e da haste da cruz, e plinto onde se inscreve o número 1. O Passo da R. Padre António de Macedo é formado por altar de alvenaria, rebocada e caiada, sobrepujado por nicho quadrangular emoldurado e encimado por cruz latina, de cantaria, similar à descrita mas sem a marcação da coroa de espinhos e o plinto. O Passo da R. Dr. Francisco Beja da Costa conserva apenas o nicho quadrangular, tendo no seu interior cruz grega de argamassa relevada; a cruz de cantaria que encima o nicho, similar à do Passo precedente, encontra-se embebida no reboco da parede e pintada com tinta plástica. Do Passo da Igreja Matriz, sito no alçado S., conserva-se somente a cruz de cantaria, similar à dos dois Passos anteriores.

Acessos

Quintal da Igreja da Misericórdia (v. PT041509060019), R. Padre António de Macedo, R. Dr. Francisco Beja da Costa, adro da Igreja Matriz (v. PT041509060001)

Protecção

Incluído na Zona de Especial de Protecção do Pelourinho de Santiago do Cacém (v. PT041509060004) (Passos do quintal da Igreja da Misericórdia e da R. Padre António Macedo) e da Igreja Matriz (v. PT041509060001) (Passo no adro da Igreja Matriz)

Enquadramento

Urbano, adossados a edifícios, em destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: Via Sacra

Utilização Actual

Religiosa: Via Sacra

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

CARPINTEIROS: João da Lança (1710); Mateus Gonçalves (1710). PEDREIRO: João de Sousa (1708). PINTOR: Manuel da Costa (1710).

Cronologia

1708, junho - pagamento ao pedreiro João de Sousa pela feitura dos nichos das edículas dos Passos, em pedra, mandadas executar pela Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém; 1710, fevereiro - conclusão da feitura das portas dos Passos pelo carpinteiro Mateus Gonçalves; março - feitura das molduras das edículas dos Passos pelo carpinteiro João da Lança, adquirindo-se madeira especificamente para o efeito; junho - despesa de 10$000 com o pintor Manuel da Costa por pintar as portas dos Passos, com óleo, por dentro e por fora.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cruzes de cantaria.

Bibliografia

FALCÃO, José António - Pintores que Trabalharam para a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém. In Armas & Troféus. Lisboa: 1985-1986, 5ª série, vol. 6, 1-3.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1980, década de - pintura com tinta plástica do Passo da R. Dr. Francisco Beja da Costa

Observações

O Museu Municipal de Santiago do Cacém conserva duas cruzes pertencentes a antigos Passos da cidade, um dos quais se situava nos Cantos de Santo António, na confluência da R. Dr. Francisco Beja da Costa com a R. Dr. António José d'Almeida.

Autor e Data

José Falcão / Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login