Estátua do Infante D. Henrique

IPA.00005566
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura civil, romântica. Monumento escultórico romântico, com uma base e um pedestal em forma de tronco de pirâmide quadrangular seccionado, que apresenta dois grupos escultóricos na base e um no remate superior em bronze.
Número IPA Antigo: PT011312130204
 
Registo visualizado 1707 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento escultórico    

Descrição

Monumento composto por base e pedestal tronco piramidal, de mármore tipo lioz, onde apoia a estátua de bronze do Infante D. Henrique. Na base voltada a S. uma placa de bronze com a inscrição: "Ao Infante D. Henrique no 550º Aniversário do seu nascimento. A cidade do Porto". Entre a base e o pedestal destacam-se para N. e S. dois grupos escultóricos em bronze, representando respectivamente as alegorias da Fé e do Triunfo da Navegação Portuguesa. A primeira, uma figura feminina, com asas e empunhando uma cruz na mão direita e a segunda, a proa de um navio arrastada por dois cavalos, aos quais servem de guias um tritão e uma nereide. Sobre a proa ergue-se uma outra figura feminina (Glória), empunhando uma bandeira. O pedestal é contornado a meia altura por um friso constituído por uma sucessão de escudos com a cruz de Cristo. Na parte inferior deste friso, na face O. do pedestal a data de "1418 - 1433" e uma inscrição votiva ao Porto que diz: "Ao Infante D. Henrique, Iniciador dos Descobrimentos dos Portugueses. O Porto, sua pátria. Dedica". Na face E. a data de "1419 - 1432" e a inscrição dos Lusíadas: "Assi fomos abrindo aqueles mares, que geração alguma não abriu, As novas ilhas vendo e os novos ares. Que o generoso Henrique descobriu, Lusíadas, Canto 5º, IV". Superiormente, o pedestal vai reduzindo a secção sendo subdividido por três ordens de molduras, apresenta entre a segunda e a terceira dois baixos relevos, na face N. a tomada de Ceuta sobrepujada pelo brasão do Porto e na S. o Infante no promontório de Sagres. A encimar o pedestal, uma moldura saliente, extremamente decorada, com as armas portuguesas nos cunhais e tarjas datadas entre elas. Sobre o pedestal a figura do Infante voltado ao rio Douro, de pé e cabeça descoberta, vestido de cavaleiro levanta o braço direito. Atrás o globo terrestre.

Acessos

Praça Infante D. Henrique

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163) e na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantada no centro da placa ajardinada da Pç. Infante D. Henrique e no enfiamento visual da R. com o mesmo nome. O monumento é enquadrado por duas palmeiras e possui como pano de fundo o Mercado Ferreira Borges. Esta praça rectangular e inclinada apresenta a delimitá-la vários imóveis classificados: a N. o Mercado Ferreira Borges, a O. o Palácio da Bolsa e Igreja de São Francisco e a S. o Restaurante Comercial e a Igreja de São Nicolau.

Descrição Complementar

Na parte inferior de todos os grupos escultóricos aparece gravado numa face, em cada uma das extremidades as referências ao autor e ao executante: "TH Costa. Paris 1899" e "Leblanc Barbedienne. Fondeur Paris". No contorno da parte inferior do pedestal e da base aparecem diversas placas comemorativas da Academia Portuguesa de História, dos Bombeiros e etc.

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento escultórico

Utilização Actual

Comemorativa: monumento escultórico

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Tomás da Costa (escultor); Leblanc Barbedienne (fundidor do bronze).

Cronologia

1882, Março - É proposta à Sociedade de Instrução do Porto, por J. Eduardo Von Hafe a intenção de se construir um monumento comemorativo do V centenário do nascimento do Infante "1394 -1894"; 26 Julho - Decreto que determina a aquisição do bronze pelo governo para a sua execução; 1889 - é realizado o 1º sarau para a recolha de fundos para o monumento; 1893, 19 Abril - a Câmara decide assumir as comemorações do centenário henriquino; 27 Julho - obteve-se do Governo uma emissão de estampilhas para venda, desenhadas pelo pintor Veloso Salgado impressas na Alemanha; Maio - aberto concurso para escritores, para melhor monografia sobre a vida e feitos do Infante; realizou-se concurso entre artistas nacionais para o monumento; 1894, 1 Julho - é nomeado em reunião de Câmara o júri do concurso; lançamento da primeira pedra; 1899 - fundição das peças em Paris por Leblanc Barbedienne ; 1900, 19 Outubro - inauguração com a presença do Rei D. Carlos e a Rainha Dª. Amélia; 1998 - a CMP encomenda estudos para a execução de um parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Infante D. Henrique.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Lioz (pedestal), bronze (figuras).

Bibliografia

Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra 1985; PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1988; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Lisboa, 1995; Porto a Património Mundial, Porto, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O mármore foi oferecido por Alfredo Tait e veio de Sagres. Soares dos Reis pertencente à Comissão encarregada das comemorações chegou a pensar oferecer o projecto e a modelação da estátua. A última comissão era constituída pelo conselheiro Costa e Almeida, Padre Patrício, Conde de Samodães, Augusto Luso, H. C. Meireles Kendall, Fernando Maia e Bento Carqueja. O 1º e 2º prémio da melhor monografia sobre o Infante foram respectivamente: Alfredo Alves e Fortunato de Almeida. Os concorrentes para a estátua foram: Ventura Terra, Marques da Silva e irmãos Teixeira Lopes, um anónimo, Adães Bermudes e Tomaz Costa. O primeiro prémio foi Tomaz Costa e o segundo prémio Ventura Terra.

Autor e Data

Isabel Sereno 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login