Palácio das Sereias

IPA.00005551
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Casa nobre de estilo barroco e rococó, com torreões ameados nos extremos da fachada principal. Pátio nas traseiras com portal excessivamente decorado. Localização da construção num ponto alto com fortes relações visuais para a paisagem. Volutas, elementos carregados de simbolismo lavrados no granito: as sereias.
Número IPA Antigo: PT011312080183
 
Registo visualizado 956 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Edifício de planta rectangular alongada de três pisos. Volume simples, coberturas articuladas em telhado de quatro águas. A fachada principal orientada a S. é simétrica e marcada nos extremos por dois áticos rematados por ameias a semelhança de torreões. Pilastras nos cunhais e nos alinhamentos dos áticos conferem-lhe imponência e verticalidade. O portal de entrada entre duas sereias em granito tipo caríatides é encimado por dois janelões com balaustrada. Sobre estes uma varanda com balaustrada apoia em três mísulas em cantaria lavrada. O vão desta varanda é envolvido por motivos salientes em cantaria rococó e rematado por um frontão curvo. Ao nível do r/c seis pequenas aberturas rectangulares engradadas. No 1º e 2º piso janelas de guilhotina, sendo estas últimas decoradas na parte superior da padieira com volutas. Para N. da Casa desenvolve-se um terreiro de forma rectangular alongada com forte pendente, constituindo o seu remate um imponente portal em granito lavrado ladeado por duas aberturas, encimado por pedra de armas com coronel.

Acessos

Rua da Bandeirinha, nº 27

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, em pleno centro histórico, constituindo a Casa gaveto da Rua da Bandeirinha. Implanta-se adossada à encosta numa plataforma elevada sobre Miragaia, o rio Douro e a Alfândega Nova do Porto. A fachada lateral O. da Casa está no enfiamento da R. do Monte dos Judeus. O portal do terreiro a N. é o remate visual do Largo do Viriato. Está flanqueada a O. por altos muros de suporte em granito. Elemento de destaque na frente urbana de Miragaia. Em frente à Casa um alargamento da R. da Bandeirinha transforma este local num miradoiro e varanda sobre o rio.

Descrição Complementar

A pedra e armas da fachada principal ostenta a pedra de armas dos Portocarrero, Osórios, Cunhas e Coutinhos.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Educativa: colégio religioso

Propriedade

Privada: Instituto

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - Construção da Casa sobre o lugar do cemitério dos judeus portuenses; 1809 - era do tenente coronel de Infantaria 6, João da Cunha Portocarrero que, durante os tumultos que resultaram do avanço de Soult sobre o Porto, foi morto no Poço das Patas, como suspeito do afrancesado; séc. 19 - é abandonada e desocupada pela família Portocarrero durante gerações; 1955 - compra do imóvel pelas Irmãs Filhas da Caridade Canossianas Missionárias, que aí instalam o colégio, Casa Madalena de Canosa.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes de granito.

Materiais

Paredes de alvenaria rebocada pelo lado interior e exterior; Pavimentos revestidos a soalho de madeira ou lajeado de granito; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; Caixilharias em madeira pintada; Guarda de varanda com balaústres de granito; Terreiro a N. em lajeado de granito e cubos de granito.

Bibliografia

Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra 1985; Porto a Património Mundial, Porto 1993; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal. Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 60 / 70- Construção de refeitórios e garagem anexos à Casa; Construção de corpo destinado a Dormitório das Irmãs na quinta anexa; Posto médico; Anos 80 - Construção do Infantário (arq. Camilo Cortesão).

Observações

O terreno para construção da Casa foi comprado a um inglês por João da Cunha Coutinho Osório Portocarrero. As Irmãs quando fizeram obras de conservação interior pintaram os tectos a uma só cor. Dizem que por baixo existiam pinturas sobre o estuque.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login