Fonte das Oliveiras / Edifício no Largo de Alberto Pimentel

IPA.00005547
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Fonte de espaldar setecentista adossada a edifício residencial de planta trapezoidal. Fachada revestida a azulejos industriais com remate em cornija encimada por platibanda com balaustrada e urnas. Fonte com espaldar decorado com pilastras de pedras fendida, possuindo bica barroca em forma de golfinho inserido em concha, e tanque semicircular. Apresenta inscrição alusiva à sua designação e à data do restauro.
Número IPA Antigo: PT011312040076
 
Registo visualizado 540 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Edifício de planta trapezoidal de volumetria simples e de dominante vertical. Fachada S., voltada ao Lg. de Alberto Pimentel, com embasamento, sendo revestida a azulejos industriais de padrão policromos a azul. É rasgada por fenestração regular com verga superior sensivelmente curva, encimadas por estreita cornija. Apresenta três panos, o central definido por pilastras e os laterais por cunhais apilastrados.O pano central possui quatro registos e os laterais três, sendo os registos definidos por friso de cantaria. Remate em cornija encimada por platibanda de granito vazada por balaustrada também de granito, apresentando-se, nos panos laterais, encimada por urnas nos extremos. O primeiro registo, no corpo central adossa-se fonte com espaldar em aparelho regular. O espaldar é delimitado por pilastras de pedra fendida e rematado por cornija. Ao centro destaca-se larga pilastra em pedra fendida, superiormente com almofada saliente, com a inscrição gravada "Fonte da Oliveira", e a baixo da almofada a data também gravada de "1941". Na zona inferior da pilastra, bica formada por golfinho dentro de concha. Apresenta outras duas bicas em forma de flores, nas zonas laterais do espaldar. Ao espaldar adossa-se tanque semicircular, com bordo saliente. Também no primeiro registo, panos laterais rasgados por altas portas. No segundo registo, janelas de peito, as do pano central protegidas por grade. No terceiro piso, janelas de sacada com guarda de ferro e no quarto registo, janelas semelhantes às dos panos laterais do segundo registo.

Acessos

Largo de Alberto Pimentel, Rua dos Mártires da Liberdade, n.º 3 e 5 e Rua General Silveira n.º 10

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1ª série-B, n.º 280, de 30 de novembro 1993

Enquadramento

Urbano, adossado a outros edifícios, em zona de elevada densidade de construção, na proximidade do Auditório Nacional Carlos Alberto.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Residencial: edifício / Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: Municipal (fonte)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1718 - Uma escritura pública concede os direitos das vertentes de água à casa que fora de Diogo dos Santos Mesquita e depois veio a pertencer ao Visconde de Balsemão; construção da fonte no lado E. da Rua das Oliveiras, sendo que possuia uma única bica; séc. 19 - construção do edifício; 1823 - o caudal do aqueduto de Paranhos é desviado; 1866 - a fonte é transferida para o local actual, por decisão camarária, pela necessidade de desafogar o trânsito na rua onde estava, passando a fonte a dispor de três bicas e continuando a receber água dos mananciais de Paranhos e Salgueiros *1; 1826 - o abastecimento de águas ao Hospital da Venerável Ordem Terceira do Carmo era assegurado pela Fonte das Oliveiras; 1941 - restauro da fonte das Oliveiras.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Fonte: granito na estrutura, bicas e elementos decorativos e cobre nas bicas; Edifício: granito na estrutura, embasamento, e molduras de portas e janelas, madeira nos pavimentos e estrutura da cobertura; telha nas coberturas em telha; molduras de portas e janelas em granito, azulejo no revestimeto.

Bibliografia

PACHECO, Hélder, O Porto, Lisboa, 1984; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Vol. XIII, Lisboa, 1995; SILVA, Germano da, Fontes e Chafarizes do Porto, Porto, 2000; VELASQUES, Gabriel Pedro, Memórias d'água: fontes, fontanários e chafarizes, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1879 / 1880 - Obras na fonte; CMP: 1941 - restauro da fonte.

Observações

A Fonte das Oliveiras é assim designada por ter sido inicialmente construída na Rua das Oliveiras. *1 - Da actual fonte, a água que vem de Paranhos e Salgueiros, continua por um aqueduto subterrâneo até à arca de Sá Noronha, partindo daqui para abastecer outras fontes.

Autor e Data

Isabel Sereno e Miguel Leão 1994 / Patrícia Costa 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login