Casas na Rua do Passeio Alegre

IPA.00005542
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
 
Casas abastadas que constituem um todo homogéneo. Algumas são românticas e existem alguns exemplares Arte Nova e revivalistas. Ambiente marcadamente romântico pela presença do jardim e das habitações algumas delas à imagem de "chalets".
Número IPA Antigo: PT011312050067
 
Registo visualizado 698 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Conjunto definido por uma frente contínua de casas do séc. 19 e princípios do séc. 20 exposta a S. e constituída por edifícios cuja cércea média são dois pisos. Esta frente englobada numa classificação mais recente e mais abrangente, relaciona-se num primeiro plano com o "Jardim do Passeio Alegre", espaço ajardinado de forma trapezoidal, situado entre o Forte de São João Baptista e a Torre - Farol de São Miguel-o-Anjo. Na caracterização destes edifícios é notória a presença dos azulejos a revestir as fachadas, assim como as aberturas com molduras em granito. São ainda visíveis alguns elementos de suporte das coberturas ou alpendres das varandas com peças da "arquitectura do ferro". Um edifício incluído nesta frente é a Fundação Eugénio de Andrade e sua residência.

Acessos

Rua do Passeio Alegre, e todas as ruas entre a Rua de Santa Anastácia e a Capela de Nossa Senhora da Lapa, como a Rua das Motas, Rua da Bela e Rua das Laranjeiras

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 29/84, DR, 1ª série, n.º 145 de 25 junho 1984 *1

Enquadramento

Urbano. Frente de construções voltadas para o Jardim do Passeio Alegre, entre a R. de Santa Anastácia a O. e a Capela de Nossa Senhora da Lapa (v. PT011312050252) a E.. A N. é limitado pelo aglomerado da Foz Velha. Este conjunto está fronteiro ao Cabedelo do lado de Vila Nova de Gaia e volta-se para o mar.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Provável construção dos imóveis.

Dados Técnicos

Materiais

Paredes exteriores rebocadas e / ou revestidas a azulejaria; Coberturas inclinadas revestidas a telha; Vãos com molduras em granito simples; Caixilhos com cor; Guardas e estrutura de suporte em ferro pintado.

Bibliografia

Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra, 1985; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. II, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Imóveis na Rua do Passeio Alegre, entre a Rua de Santa Anastácia e a Capela de Nossa Senhora da Lapa. O projecto do "Jardim do Passeio Alegre" deve-se ao paisagista alemão Emílio David.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login