Armazém do Mosteiro da Madre de Deus de Monchique / Armazém do Cais Novo / Brigada Fiscal do Porto

IPA.00005536
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Arquitectura civil, barroca. Armazém de planta em U, com grande horizontalidade, acentuada pela linha da cornija, e simetria da composição reforçada na cornija em arco pleno ao eixo do imóvel.
Número IPA Antigo: PT011312070209
 
Registo visualizado 561 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Armazém    

Descrição

Planta em U de dois pisos, com volume simples e coberturas em telhado de quatro águas, tendo adossado a O. um corpo de piso único, com cobertura de quatro águas e com duas janelas e uma porta de características recentes. A fachada principal simétrica, orientada a S., com pilastras nos cunhais, apresenta uma cornija que se eleva ao centro em arco pleno, onde se insere uma pedra de armas. No primeiro piso abrem-se distribuidas ritmadamente três portas e dez janelas de verga recta e moldura simples. No seu alinhamento, temos no segundo piso uma janela de sacada central com frontão invertido interrompido sob a pedra de armas, ladeada para cada lado por seis janelas de guilhotina, com molduras em cantaria. Esta moldura no peitoril é recortada, de tipo sanefa, até ao dintel de arco abatido, onde ao centro a pedra de fecho se transforma em concha. As extremidades do U encostam-se perpendicularmente a um alto muro de suporte em alvenaria de granito, gerando um pátio rectangular muito alongado. Interiormente, o edifício foi profundamente alterado restando apenas do original a parede autoportante em arcada ao nível dos dois pisos. Toda a compartimentação é conseguida à custa de um corredor em toda a extensão do imóvel, a partir do qual se organizam diversas salas. Ao nível do primeiro piso, no topo E. onde se rasgam duas grandes aberturas, situam-se as garagens.

Acessos

Rua de Monchique, nº 47

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, na margem esquerda do Rio Douro. Implanta-se com os extremos adossados aos altos socalcos que se elevam até à Rua Sobre o Douro e Rua da Restauração.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: armazém

Utilização Actual

Segurança: posto da Guarda Fiscal (GF)

Propriedade

Pública: Estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

CARPINTEIROS: Miguel José, António Francisco Bartolomeu da Silva e António Moreira. PEDREIROS: Manuel Moreira.

Cronologia

1700, 18 Março - Contrato com os pedreiros para a ampliação da capela-mor do Mosteiro de Monchique; 1740, 26 Setembro - contrato com os pedreiros para o muro da Cerca; 1758 - Massarelos pertencia à "comarca e terra da Maya"; 1761 - as freiras do Mosteiro da Madre de Deus de Monchique (quando era abadessa Marcelina Angela Rosa) mandam edificar o Armazém; 5 Maio - as freiras contratam para a obra os mestres pedreiros Miguel José, António Francisco Bartolomeu da Silva e António Moreira; 1764, 16 Maio - é contratado o mestre carpinteiro Manuel Moreira; 1767, 12 Fevereiro - as freiras sem recursos e com o edifício inacabado, fazem um contrato com a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro; Conclusão da obra; 1779 - fez-se a Rua do Cais Novo em direcção a Massarelos; 1788 - o edifício é designado como Armazém do Cais Novo; 1958 - no edifício estava instalado o Quartel da Sede do Batalhão n.º 3 da Guarda Fiscal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; tectos rebocados; revestimento de pavimentos em mosaico cerâmico; caixilharias em madeira pintada; divisórias interiores em alumínio lacado; grades em ferro forjado pintado.

Bibliografia

SIMÕES, Catão, Convento ou Mosteiro de Monchique no Porto, O Tripeiro, Porto, 3ª Série, vol. 5, nº 20 (140), 1926, pag. 310; VITORINO, Pedro, Notas de arqueologia portuense, Porto, 1939; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério nos anos de 1957 e 1958, 1º Volume, Lisboa, 1959; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, O Porto na época dos Almadas, Braga, 1989; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

A.H.M.P., Livro de Vereações, nº 84, fl. 113; Livro de Compras, nº 13, fls. 307 - 322

Intervenção Realizada

DGEMN: 1958 - Obras de conservação, pela Delegação nas Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicanas e Fiscal e da Alfândegas.

Observações

Poder-se-á atribuir este armazém ao arquitecto da nova capela-mor do Convento, João Pereira dos Santos. Pedro Vitorino e Maria Clementina Quaresma, designam este imóvel como Antiga Casa dos Padres Capelães e Confessores do Convento de Monchique, aspecto este contrariado por diversos autores. O brasão da fachada principal representa a ordem a que o Convento pertencia: Ordem Franciscana.

Autor e Data

Isabel Sereno 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login