Fonte Hulsenbos

IPA.00005535
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura civil pública, neoclássica. Fonte central formada por corpo quadrangular, com pilastra salientes e em ângulo nos cunhais, tendo em cada uma das faces uma torneira e placas de mármore com inscrições. Coroamento tipo taça invertida e tanques articulados desnivelados de bordos arredondados. Faces dos tanques côncavas e convexas. Composição clássica: simetria e formas geométricas simples. Motivos decorativos: lápides, colunas, frisos, flores, pinhas e caneluras.
Número IPA Antigo: PT011312080211
 
Registo visualizado 192 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Fonte central de corpo quadrangular apoiada num plinto paralelepipédico, tendo nos cunhais uma pilastra de ângulo saliente encimada por duas pequenas volutas. Coroamento constituído por uma forma articulada tipo taça invertida com caneluras, sobre as quais se elevam a partir dos quatro ângulos barras côncavas e convexas. O corpo central eleva-se a partir de dois tanques desnivelados de bordo arredondado. O primeiro resulta do contorno de três faces da coluna, sendo recto dos lados E. e O. e semicircular no lado N.. A S. está adossado o segundo tanque de planta rectangular, a uma cota inferior, voltado ao Rio Douro para serventia de animais. No lado N. estão cravadas no bordo do tanque três barras de ferro para apoio de vasilhas. A água sai de quatro torneiras salientes a partir de uma alheta profunda encimada cada uma delas por um frontão simples relevado. A anteceder o remate superior da fonte estão aplicadas nas quatro faces, lápides de mármore com inscrições.

Acessos

Largo Artur Arcos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolada, na placa pavimentada a cubo de granito do Largo Artur Arcos voltada para o Rio Douro. Neste largo inicia-se a estreita Rua Arménia. A fonte implanta-se numa área de forma quadrada desnivelada de um degrau. Este largo apresenta diversos bancos em granito.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: A do lado S. alusiva aos seus promotores tem inscrito: "Oferecido à S. P. dos Animais por D. Alice Hulsenbos em memória de seu pai o Conselheiro Henrique Hulsenbos"; As restantes três lápides dizem do lado E. N. e O. respectivamente: "A caridade com os animais é a prova real da caridade para com o nosso semelhante", "Este fontenário fica entregue à guarda do público. Danifica-lo é praticar um crime com todos os que d'elle se utilizam" e "Não nos cancemos de fazer o bem. O homem justo olha pela vida dos seus animais".

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1907 - Construção da fonte; a fonte foi oferecida à Sociedade Protectora dos Animais por D. Alice Hulsenber em memória de seu pai o Conselheiro Henrique Hulsenber.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito nos tanques,coluna e pavimento; ferro nos suporte de vasilhas; mármore nas placagem nas quatro faces da coluna; latão nas torneiras.

Bibliografia

PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1988; SILVA, Germano da, Fontes e Chafarizes do Porto, Porto, 2000; VELASQUES, Gabriel Pedro, Memórias d'água: fontes, fontanários e chafarizes, Matosinhos, 2001.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMP: 1998 - Integração da fonte no arranjo urbanístico da frente de Miragaia.

Observações

O Lg. Artur Arcos foi incluído no arranjo urbanístico da frente de Miragaia, enquadrada na realização da Cimeira Ibero-Americana. Encontra-se ainda por concluir o embasamento da fonte. Esta, pelas suas mensagens, encerra uma homenagem aos animais.

Autor e Data

Isabel Sereno 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login