Casa na Rua da Alegria, n.º 653

IPA.00005529
Portugal, Porto, Porto, Bonfim
 
Casa abastada, caracterizada pela assimetria do edifício, apresentando elementos decorativos referenciáveis ao estilo Arte Nova, ao nível de decoração de exteriores, concretamente nos painéis de azulejos ao nível das padieiras e cornijas. O imóvel insere-se numa frente urbana, composta por vários edifícios referenciáveis ao estilo Arte Nova. Não obstante o estado de degradação do edifício, ele mesmo constitui o melhor exemplar deste conjunto, conferindo-lhe unidade e coerência.
Número IPA Antigo: PT011312020201
 
Registo visualizado 93 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular composta irregular, de volumes articulados, com a face menor do rectângulo voltado para a estrada. Cobertura de telhado diferenciado em várias águas. A fachada orientada a E., à face da R. da Alegria, de dois panos e três registos, apresenta embasamento proeminente, correspondente ao piso de r/c, que se projecta constituindo-se no muro que integra o portão que dá acesso à fachada S. do imóvel. Esta marcação proeminente do embasamento, acompanha todas as fachadas do imóvel. Esta fachada à semelhança das restantes é marcada por vãos de modinaturas distintas. Todas as fachadas apresentam painéis de azulejos decorativos ao nível das padieiras e cornijas. A fachada S. apresenta escadaria de dois lanços pela qual se acede ao 2º piso, outrora entrada principal. Na fachada O. é de realçar a escadaria de serviço, com patamar superior circular. Ambas as escadarias apresentam guardas em ferro. De realçar na fachada posterior, um corpo mais saliente, tipo sacada que acompanha o 1º, 2º e 3º pisos. De modo recuado, em relação a este corpo, existe ainda o piso das águas furtadas. O remate de todo o edifício é de beirado. O interior, constituído por quatro pavimentos, tem sete divisões no r/c, seis no 1º andar, sete no 2º andar e quatro nas águas furtadas.

Acessos

Rua da Alegria, n.º 653

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. por outro imóvel, isolado a S. e O. por muro e jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 / 20 - Construção; 1911 - venda do imóvel pela 1ª proprietária Cândida Braz Pereira a António Rodrigues Teixeira; 1942 - trabalhos de adaptação do prédio a duas moradias independentes; 1943 - levantamento do depósito; construção de garagem; 1974 - o imóvel é vendido por Fausto Morais Basto, Jani Morais Basto Vicent, Marina Morais Basto de Melo e Manuela Morais Taveira a Francisco de Assis Rodrigues de Magalhães.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de granito rebocada; embasamento, molduras, escadarias, varandas em granito aparente; guardas das varandas em granito aparente; guardas das escadas em ferro; painéis decorativos de azulejo; cobertura de telhado em telha marselha sobre vigamento de madeira.

Bibliografia

FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no Séc. XX, Lisboa, 1974; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1988; FRANÇA, José Augusto, Os Anos Vinte em Portugal, Lisboa, 1992; GONÇALVES, Rui Mário e outros, História da Arte em Portugal, Lisboa, 1996; FERNANDES, José Manuel, Arquitectura Modernista em Portugal, Lisboa, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1942 - Obras de adaptação: no 1º piso - transformação de janela em porta na fachada principal, construção de cozinha na cave, mudança na direcção das escadas, adaptação de uma divisão a vestíbulo da entrada e duas pequenas divisões para arrumos e fechamento da caixa de escadas; no 2º piso - execução de um tabique de madeira no hall, tendo em vista separar a escada para o primeiro andar, transformando-se um quarto em quarto de banho; demolição e reconstrução de um barraco destinado a coelheira, canil e arrumos.

Observações

*1 - A S. do edifício, um outro imóvel a merecer classificação é onde se situa o Colégio Vieira de Castro. Acresce a particularidade de este imóvel ter sido residência da famosa violoncelista portuguesa Guilhermina Suggia. *2 - Este imóvel da R. da Alegria é flanqueado a N. por um outro, a merecer também classificação, e onde se encontra sediada a U.G.T. *3 - O edifício corre perigo eminente, uma vez que é propriedade de uma empresa imobiliária, pelo que se afigura urgente que seja despoletado o seu processo de classificação. Isto, sem prejuízo de elaboração de uma ficha de conjunto relativa aos imóveis que o ladeiam. *4 - O jardim possui árvores frondosas.

Autor e Data

Isabel Sereno / Elvira Rebelo 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login