Jardim de São Lázaro / Passeio de São Lázaro / Jardim Marquês de Oliveira

IPA.00005523
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Espaço verde de recreio. Jardim romântico de planta trapezóidal, com traçado curvilíneo dos percursos e canteiros, possuindo ainda coreto, um lago circular, etc.
Número IPA Antigo: PT011312120179
 
Registo visualizado 514 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Espaço verde  Jardim  Jardim  Romântico    

Descrição

Jardim de planta trapezóidal vedado por gradeamento intercalado por pilares em granito. Nas esquinas quatro portões. No centro um lago circular com repuxo. No interior uma escultura recente em mármore. A envolver este lago, rasante ao pavimento, diversas magnólias e bancos em madeira. Para E. um coreto junto a uma clareira de tílias altíssimas. Existem actualmente nos dois canteiros a O. do jardim duas esculturas modernas.

Acessos

Passeio de São Lázaro, Avenida Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua do Morgado de Mateus, Rua das Fontaínhas, Rua de São Vitor, Praça dos Poveiros, Largo da Ramadinha

Protecção

Incluído na zona de protecção do Chafariz do Jardim de São Lázaro (v. IPA.00000497), do Edifício da Biblioteca Municipal (v. IPA.00005418) e do Edifício e Igreja do Recolhimento dos Orfãos (v. IPA.00005562)

Enquadramento

Urbano, isolado, destaca-se o seu arvoredo envolvido a O. e N. pela R. designada Passeio de S. Lázaro sendo a O. pedonal. Para S. é definido pela Av. de Freitas e pelo Edifício do Recolhimento dos Orfãos. A E. a R. D. João IV e o Edifício da Biblioteca Municipal. Nas proximidades, a N., implanta-se o Quiosque da Ramadinha localizado no largo com o mesmo nome. Os edifícios a O. e N. apresentam fundamentalmente fachadas do séc. 19. Implanta-se de forma elevada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Recreativa: jardim

Utilização Actual

Recreativa: jardim

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

JARDINEIRO: João José Gomes

Cronologia

1757 - No Terreiro de S. Lázaro por iniciativa municipal plantam-se choupos e outras árvores; 1817 - Projecto para a mudança da Fonte do Lg. de S. Lázaro (Lº. 1 , nº 69 AHMP); 1830 - Por iniciativa municipal decide-se criar um jardim num dos espaços públicos da cidade; Início das obras de construção do jardim dirigidas por João Baptista Ribeiro; 1832 - Conclusão dos muros exteriores; 1834, 4 Abr. - Inauguração do jardim; 1835 - Aprovação dos plintos para sustentar a gradaria, com que tem de ser fechado o Passeio Público ajardinado em S. Lázaro (Lº. 2, nº 43, AHMP); 1838 - Transferência da fonte que tinha pertencido à sacristia de São Domingos para inserção no gradeamento num dos lados do jardim; 1841 - Conclusão do jardim; 1870 - Remodelado pelo alemão Emílio David e transformado em Passeio Público; 1929 - Escultura voltada para a Biblioteca Municipal de homenagem a João Marques de Oliveira (busto).

Dados Técnicos

Materiais

INERTES: Percursos em terra batida; Drenagem em betonilha; Gradeamento em ferro fundido pintado com plintos em cantaria de granito; Bancos em madeira pintada de vermelho com suporte em ferro fundido pintado; Degraus em granito das escadarias dos ângulos do jardim.

Bibliografia

ARAÚJO, Ilídio Alves de, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, vol. 1, 1962; Guia de Portugal: Entre Douro e Minho; Douro Litoral, vol. 4, Coimbra, 1985; LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1875; MEIRELES, Maria Adelaide, Catálogo dos livros de Plantas, Arquivo Histórico Municipal do Porto, Porto, 1982; PIMENTEL, Alberto, O Porto de há 30 anos, Porto, 1893; VITERBO, Sousa, A jardinagem em Portugal, vol. 1, 77, Coimbra, 1908.

Documentação Gráfica

AHMP *1

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

AHMP

Intervenção Realizada

Observações

*1 - João José Gomes, a quem Sousa Viterbo atribui o desenho do traçado do Jardim, foi o primeiro jardineiro municipal. *2 - Existem as seguintes plantas: Planta de George Balck, 1813; Plantas de Frederico Perry Vidal de 1844 e de 1865; Planta Topográfica da Cidade do Porto, corrigida por J. C. Lima em 1839 e litografada pela C.M P.; Planta de Telles Ferreira, 1892 (A.H.M.P.). *3 - Algumas das enormes tílias junto à Biblioteca Municipal serão da época da origem do jardim.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login