Capela de Nossa Senhora da Esperança

IPA.00005508
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa. Pequena capela rectangular de finais do Séc. 18, inícios do 19, caracterizada pela singeleza de linhas.
Número IPA Antigo: PT011312080192
 
Registo visualizado 578 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de nave única, elevada relativamente à cota da rua, com uma escada de lanços opostos adossada à fachada principal. Volume simples, com cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a N. terminada em frontão triangular com um pequeno óculo no tímpano. Portal de verga recta arquitravado encimado por um nicho envidraçado ladeado por duas volutas invertidas com pináculos. Sobre o nicho, com a imagem de Nossa Senhora da Esperança, um fontão triangular cortado por uma cruz. A porta em madeira apresenta na parte superior uma âncora. Lateralmente, duas janelas rectangulares engradadas sobrepostas. Na fachada lateral, voltado para a Escada do Caminho Novo, sobre o beiral, dois sinos suspensos por suportes metálicos. As escadas de acesso são protegidas por grades com dois portões nos topos. No patamar a grade apresenta a data: 1892. No interior tem do lado da Epístola um pequeno coro em madeira. No lado oposto um retábulo em talha dourada e pintado de branco, tendo no nicho central a imagem de Nossa Senhora da Esperança encimada por uma mísula com a imagem de Santa Luzia. Do lado esquerdo e direito as imagens em madeira policromada de São Joaquim e de Santo António. Um pequeno nicho com uma imagem em madeira policromada insere-se na parede oposta à entrada. Tecto estucado com um medalhão ao centro.

Acessos

Rua de Tomás Gonzaga, Rua de Francisco da Rocha Soares

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado de gaveto entre as Escadas do Caminho Novo e a Rua de Tomás Gonzaga. Para E. o Convento de São João Novo. A capela encaixa-se na esquina da Casa do Pároco. Localiza-se sobre os limites da Muralha Fernandina, em pleno centro histórico, nas proximidades do Largo de São João Novo.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Na parede oposta à entrada, pequena placa em mármore com a inscrição: Ao insigne benfeitor desta Irmandade Manoel Alves de Sá Corrêia (Sessão de Mesa de 26.06.1910).

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção da capela; 1892 - construção da grade; 1893 - pintura do altar e retábulo, feitura de novas escadas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria rebocada no interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias de madeira pintadas; grades e guardas em ferro pintado; pavimento em soalho de madeira revestido a alcatifa.

Bibliografia

COSTA, Pe. Agostinho Rebelo da, Descrição Topográfica e Histórica da Cidade do Porto, Porto, 1945; PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Ihru: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 90 - Pintura interior e vistoria da cobertura.

Observações

Segundo o Padre Rebelo da Costa, esta capela foi erguida por veneração à Nossa Senhora da Conceição sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança. Julga-se que dada a demolição de parte da muralha foi entendido pelos residentes construir um oratório para veneração da Santa. A irmandade de Nossa Senhora da Esperança organizava um arraial de São João nas ruas próximas: Tomás Gonzaga e Rocha Soares. O Lg. de São João Novo chamou-se em tempos de Nossa Senhora da Esperança.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login