Oratório de Nossa Senhora da Silva

IPA.00005498
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, barroca. Edifício de confraria barroco, com planta rectangular e alçados de dois pisos com oratório exterior. Remate superior da cornija, elementos animais e vegetalistas. Composição simétrica da fachada com dois óculos contornados por volutas e outros elementos decorativos. Desenho articulado da caixilharia que protege o oratório com linhas curvas e onduladas. Alpendre em talha extremamente recortado e delicado quase rococó. Molduras interiores das aberturas voltadas para o espaço da escadaria extremamente trabalhadas na padieira com elementos orgânicos e vegetalistas. Oratório e Capela da iniciativa de uma confraria ligado a uma actividade. Localização num piso elevado relativamente à rua. Cores vivas nos vidros e cores da fachada. Do exterior não é perceptível a existência de uma capela no interior do imóvel.
Número IPA Antigo: PT011312150195
 
Registo visualizado 442 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade    

Descrição

Casa de planta rectangular de três pisos com apenas dois para a rua com pequeno e estreito logradouro nas traseiras. Volumes articulados com cobertura em telhado de três e quatro águas. Fachada principal exposta a S., pintada a azul e com vergas e molduras imitando cantaria; é encaixada entre pilastras, tendo ao nível do 1º piso uma janela engradada, com almofada oval inferiormente, ladeada por duas portas. No piso superior uma varanda corrida tem ao eixo o oratório entre duas portas com bandeira e óculo superior. O oratório, inferiormente decorado por vieira e elementos vegetalistas, tem pilastras suportando frontão; é fechado com uma caixilharia e protegido por alpendre de madeira entalhada encimado por um outro de duas águas em chapa metálica pintada. Serve de nicho às imagens de Nossa Senhora da Silva, de São João Baptista e de São Baldomero. As duas portas laterais, encimadas por dois óculos exteriormente decorados, salientam-se pelo colorido dos vidros: azuis, amarelos, etc. A rematar o edifício uma cornija encimada por uma platibanda recortada com volutas e conchas, tendo nos extremos dois pináculos e ao centro uma espécie de vaso encimado por uma ave. Na pilastra a E. no nível superior um sino. No interior do edifício e pelo nº 104 o acesso à Casa da Confraria onde no 1º andar se localiza a Capela. Este acesso é feito através de um corredor com lambril de azulejos até uma escadaria. Esta escadaria no centro da casa, distribui no 1º piso para a capela, sacristia e áreas de apoio e piso superior onde residem as Irmãs da Confraria. A capela de planta rectangular, com pequeno coro apresenta um tecto em masseira com pinturas de carácter religioso. O retábulo é pintado e com talha dourada. Num dos cantos do tecto pode ler-se "1947. Reforma da Capela".

Acessos

Rua dos Caldeireiros, nº 104 (acesso à capela), nº 102 (armazém de candeeiros)

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção da Igreja e Torre dos Clérigos

Enquadramento

Urbano, flanqueado. O edifício insere-se nas proximidades da Rua do Arq. Nicolau Nasoni. Implanta-se recuado relativamente aos edifícios de três pisos que o ladeiam. Localiza-se em pleno Centro Histórico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Comercial: loja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15 - Funcionamento da Confraria neste edifício; 1593 - os ferreiros, serralheiros e anzoleiros da parte alta da cidade aprovam os estatutos da Confraria; 1768 - o Provedor da Confraria manda executar o retábulo que decora o interior da Capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocada; caixilharias de madeira; tectos estucados e / ou com pinturas (capela); pavimentos em soalho de madeira e / ou forrados a alcatifa (capela); alpendre em madeira e em ferro; guarda e grade em ferro pintado.

Bibliografia

PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; Porto a Património Mundial, Porto, 1993 ; SILVA, Germano, Vitória - Guias das Freguesias do Porto, Porto, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1947 - Reforma da capela; anos 90 - obras de conservação interiores e exteriores.

Observações

*1 - Nossa Senhora da Silva é a padroeira dos artífices: ferreiros, serralheiros, anzoleiros. A R. dos Caldeireiros já foi da Ferraria. Todo o imóvel é propriedade da Confraria, aqui residindo actualmente quatro irmãs. O r/c, com acesso pelo nº 102 encontra-se alugado para armazém. Este espaço inicialmente era utilizado para arrumos e chegada de alimentos e do carvão para alimentação de uma caldeira de aquecimento que alimentava os fogões localizados nos pisos superiores. Este edifício nasceu como Hospital. Possui na sacristia algumas peças de interesse, nomeadamente o arcaz, mesa e alguns paramentos. Nas salas anexas à sacristia estão expostos alguns paramentos e as imagens que estavam colocadas no oratório exterior.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login