Fonte do Cativo / Fonte da Rua Chã

IPA.00005485
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Fonte neoclássica de espaldar, delimitado por pilastras, com parte central rectangular recuada, coroamento em cornija destacada, três bicas simples e tanque recortado adossado. Composição clássica: eixo de simetria e formas geométricas simples. Motivos decorativos: pinhas, medalhões geométricos, lágrimas, frisos e molduras.
Número IPA Antigo: PT011312140154
 
Registo visualizado 121 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de planta em U, com pilastras nos extremos e corpo central elevado e destacado, coroado por cornija saliente encimada por frontão. As pilastras dos extremos são rematadas por pináculos em forma de pinha. No espaldar encaixa o tanque, de bojo recortado, frente semi-circular e extremidades rectas, com bordo saliente. O corpo central apresenta almofada saliente, rematada na parte inferior com três lágrimas, ou borlas, de cada lado, com legenda e data inscrita em oval. Possui duas bicas, tipo calote saliente, jorrando água para suportes constituídos por barras chatas de ferro, dispostas paralelamente no tanque para colocação de vasilhas, e entre as bicas uma pequena consola semi circular sobrepujada por um orifício.

Acessos

Rua de Cimo de Vila, Rua do Cativo

Protecção

Incluído na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, adossada a um edifício fazendo gav. entre a Rua de Cimo de Vila e a Rua do Cativo. A Fonte, orientada a O., fica no enfiamento da Rua Chã. A S. está adossada a um muro de suporte da Rua do Cativo, na extremidade N., implanta-se um urinol metálico, e a SO. um pequeno arrumo com uma porta metálica. Na envolvente, a Igreja e Hospital de Nossa Senhora do Terço (v. PT011312140108) e o Teatro de São João (v. PT011312140059).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: No corpo central a almofada apresenta legenda pouco perceptível e a data "1852".

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1636, 10 Janeiro - É posto a concurso a obra de construção do novo chafariz da Rua Chã, com a mudança do que estava localizado à porta de Manuel de Pena para o socalco de São Sebastião e "Almacem" da cidade; 1732 - é nomeado pela Câmara para Olheiro da limpeza da fonte da Rua Chã, o sapateiro Domingos da Silva; 1774 - reparação do aqueduto da rua Chã pelo mestre pedreiro José Pereira; 1778 - reparação do chafariz da Rua Chã pelo mesmo mestre pedreiro; 1852 - reconstrução da Fonte, que tinha estado na Rua Chã, encostada às casas que dão para a Rua do Loureiro e para a Rua de Cimo de Vila, para o actual local.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Granito no espaldar, bicas e tanque; ferro nos suportes de vasilhas.

Bibliografia

ALMEIDA GARRETT, Antão de, Aquedutos, fontes e chafarizes do velho Porto, in "Boletim Cultural", Câmara Municipal do Porto, Porto, 1961; COUTINHO, Bernardo Xavier, Fontes e chafarizes do Porto. A propósito de um problema de toponímia, in "Boletim Cultural", Câmara Municipal do Porto, Porto, 1969; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, O Porto na época dos Almadas, Porto, 1990; SILVA, Germano da, Fontes e Chafarizes do Porto, Porto, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMP: AHMP, Livro do Cofre, n.º31, n.º27, fls. 266-267 e fls. 346-348

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login