Igreja Paroquial da Foz do Douro / Igreja de São João Baptista

IPA.00005471
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja barroca de planta longitudinal e nave única com capelas colaterais e a mor possuindo retábulos de talha dourada.
Número IPA Antigo: PT011312050047
 
Registo visualizado 1937 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachada principal com pilastras seccionadas nos cunhais e sendo rasgada por portal central com pilastras apoiando frontão circular interrompido, por um nicho com a imagem de São João Baptista. Sensivelmente à altura da padieira e de cada lado do portal, um nicho de frontão triangular encimados por janela, as quais têm ao centro, um óculo oitavado. A fachada é rematada por frontão circular de lanços entre 2 torres sineiras com urnas nos cunhais. Interior com coro-alto e capela baptismal sob este, 8 capelas colaterais com retábulos de talha encimados por frontaleiras e 2 púlpitos quadrados com guarda e frontaleira também em talha. Cobertura em abóbada de lunetas com tramos marcados em cantaria. Arco triunfal pleno envolvido por estrutura de cantaria coroado por frontão interrompido por cartela. Ladeiam-no 2 mísulas apoiando, do lado esquerdo, a imagem de Santo António e do direito, a imagem de São Domingos. Capela-mor profunda com janelas encimadas por frontaleiras de talha e retábulo em talha dourada com trono central; abóbada de berço em alvenaria com caixotões marcados em cantaria.

Acessos

Largo da Igreja da Foz

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 *

Enquadramento

Urbano. Situada no Largo da Igreja da Foz e rodeada por moradias.

Descrição Complementar

Os altares colaterais têm a seguinte dedicação: do lado do Evangelho a Santa Gertrudes, Nossa Senhora de Fátima, Senhor da Cana Verde e Senhora das Dores; do lado da Epístola: Nossa Senhora da Graça, Senhor dos Aflitos ou dos Passos, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Miguel Francisco da Silva e José Teixeira Barreto ( risco do retábulo-mor ); Manuel da Costa Andrade ( entalhador ).

Cronologia

1647 - Com a conclusão das obras no Forte de S. João da Foz, dirigidas pelo Engenheiro-Mor Lassart, a igreja de S. João da Foz existente no interior da fortificação deixa de funcionar como Matriz; Esta é transferida para a Capela de Santa Anastácia, situada em pequeno morro localizado a nascente do Forte; 1640 - Os Monges Beneditinos de Santo Tirso recebem, como doação, do licenciado Frei André Marques de Almeida, uns terrenos sitos junto à Foz do Douro, em colina bem localizada; Terrenos que este tinha recebido, também por doação, de Frei Luís Álvares de Távora, Balio de Longo e Leça; Imediatamente se iniciam as obras para a construção da nova igreja; 1709 / 1712 - Lançamento da primeira pedra da capela-mor; 1726 - Conclusão das obras da capela-mor as quais foram custeadas pelos rendimentos do coreto da Foz; 1713 / 1715 - construção dos retábulos do Bom Sucesso, do Senhor Jesus, da Senhora do Rosário, de Santa Gertrudes e as respectivas imagens; 1728 - Obras de melhoramentos na abóbada da nave, torres sineiras, frontespício, arco da capela-mor e pátio fronteiro à igreja; 1731 / 1733 - conclusão do último lanço de abóbadas sobre o coro, das torres do frontespício e pátio fronteiro a este; levantamento do coro; 1734 - execução do retábulo-mor, por Manuel da Costa Andrade, mediante risco de Miguel Francisco da Silva; 1735 - execução de novo retábulo para a capela-mor, segundo projecto de Miguel Francisco da Silva; 1736, 23 Jun. - sagração do altar-mor; 1743 / 1745 - Construção da Casa da Audiência; 1780 / 1781 - Reforma na Casa de Audiência e Cadeia; 1797 - Execução dos bancos da capela-mor; 1813 / 1815 - execução do guarda-vento e de vários confessionários; 1816 / 1818 - chapeamento da porta principal; 2008, 15 de abril - proposta da DRCNorte para a fixação da ZEP conjunta da Foz Velha, Chafariz do Passeio Alegre, Dois Obeliscos da Quinta da Prelada, Torre, Farol e Capela de São Miguel-o-Anjo, Forte de São João Baptista, Igreja de São João Baptista e Zona do Passeio Alegre e a consequente revogação da ZEP conjunta da Torrem Farol e Capela de São Miguel-o-Anjo; 2011, 12 de setembro - nova proposta da DRCNorte.

Dados Técnicos

Materiais

Embasamentos de granito aparelhado, paramentos de alvenaria, pavimentos de lajedo de cantaria; coberturas em telha sobre vigamento de madeira; molduras das portas, janelões e óculos em granito; revestimentos em reboco caiado.

Bibliografia

PACHECO, Hélder, O Porto, Lisboa, 1984; ALVES, Natália Marinho Ferreira, De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, Porto, 1991, pp. 355-369; LOPES Flávio (Coordenador), Património Arquitectónico e Arqueológico, (IPPAR), 1993; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal. Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

* DOF: incluindo os seus retábulos de talha, a pia baptismal e os restantes elementos antigos de arte decorativa, de escultura e de pintura

Autor e Data

Isabel Sereno / Miguel Leão 1994

Actualização

Paula Noé 1997
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login