Gravuras rupestres do Fragão

IPA.00000544
Portugal, Bragança, Mirandela, Aguieiras
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre. Abrigo com gravuras realizadas numa superfície granítica com motivos de covinhas e sulcos organizados em alinhamentos paralelos. Gravuras obtidas por picotagem. Apresenta paralelos estreitos com o abrigo da Solhapa (Duas Igrejas, Miranda do Douro).
Número IPA Antigo: PT010407030030
 
Registo visualizado 116 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

As gravuras localizam-se num bloco arredondado de granito com cerca de 6 m de altura máxima o qual, junto ao solo, sofre um estrangulamento para depois se alargar em plano inclinado. As gravuras foram realizadas nesse plano inclinado, do lado E., existindo ainda um segundo painel num outro afloramento contíguo de menor dimensão e de contorno sub-rectangular. As gravuras consistem em covinhas isoladas ou ligadas entre si por sulcos menos profundos. No painel de maior dimensão, a organização daqueles motivos parece mostrar alinhamentos paralelos dispostos na vertical, concentrando-se na parte mais alta. O painel mais pequeno mostra uma organização idêntica embora os alinhamentos se disponham perpendicularmente aos primeiros.

Acessos

EN 315 (Mirandela - Vinhais), aldeia de Pádua - Freixo, 1 Km a S. do lado direito do caminho que conduz à quinta do Gorgoço; Gauss: M-277.7, P-523.4; fl. 48

Protecção

Enquadramento

Rural, isolado, sobre uma fraga que se situa num grupo de afloramentos graníticos boleados pela erosão e que se destaca por implantar-se num terreno plano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Pré-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Finais do 4º e os inícios do 2º milénios a.C. - construção do abrigo.

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

SANCHES, Maria Jesus e SANTOS, Branca do Carmo T. O. Santos, Levantamento Arqueológico de Mirandela, Mirandela, 1989, p. 13 - 14; ALVES, Francisco Manuel, Memórias histórico-arqueológicas do distrito de Bragança, Bragança, 1975, vol. IX, p. 611 - 612.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1987 - Levantamento das gravuras realizado por Maria Jesus Sanches da Universidade do Porto tendo o GAT da Terra Quente Transmontana elaborado a planta e alçado.

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral / Paulo Dordio 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login