Igreja de Nossa Senhora do Terço e Caridade

IPA.00005436
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Igreja de nave única e capela-mor rectangulares. Fachada composta ao eixo por quatro elementos profusamente trabalhados, constituídos por portal, cartela, óculo e janelões laterais, sugerindo uma custódia. Os elementos decorativos predominantes são folhas de acanto, concheados, semi-esferas, volutas, medalhões.
Número IPA Antigo: PT011312140108
 
Registo visualizado 992 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor rectangular, e torre sineira quadrada, sobreposta à nave na fachada S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas na nave e capela-mor, e em zimbório de recorte ondulado, encimada por esfera e catavento na torre. Todas as faces apresentam-se decoradas por frontões ondulados, interrompidos por conchas. A fachada principal orientada a O. revestida a azulejos azuis e brancos, encaixada entre pilastras, salienta ao eixo um portal com escadaria, de ombreiras curvilíneas com volutas, encimado por cartela, com legenda. Sobre esta insere-se um grande óculo elíptico, envolvido por resplendor e esferas, sugerindo as contas de um terço, e rematado superiormente por cruz. É ladeado por janelões com moldura em pedra, constituída por avental com folhas de acanto, ombreiras e padieira recortadas, ostentando no remate superior, sucessivamente, concha, grinalda e folhas. A sobrepujar este conjunto, um espaldar em cujo tímpano se insere uma grinalda de flores, rematado por frontão contracurvado e forte cornija, encimada por cruz ao centro e diferentes fogaréus nas extremidades. Num plano ligeiramente recuado implanta-se a torre com a base destacada, que constitui a porta de acesso ao coro e sinos, e que apresenta um tratamento idêntico à do portal principal. A fachada posterior apresenta uma construção com alpendre adossada à capela-mor. As paredes laterais, voltadas para o pátio a N., ou adossadas às dependências do Hospital a S., apresentam janelões rectangulares simples. No INTERIOR, subcoro revestido a azulejo relevado branco e amarelo, com para-vento em madeira e vidros, e coro assente em granito recortado com três janelões com painéis de vitral colorido. No lado da epístola, dois nichos envidraçados, sobre base de mármore, que encerram imaginária. Na nave o mesmo azulejo, cobrindo as paredes até à cornija de apoio do tecto. De cada lado, dois altares em talha e um púlpito. Do lado direito, um destes insere-se em capela de profundidade reduzida, com tecto abobadado e iluminada por lanternim de secção elíptica. Tecto de abóbada de aresta, estucado, de três tramos, separados por arcos torais e granito. Aposta ao arco cruzeiro, sanefa em talha dourada rococó. A capela-mor com lambrim de azulejo branco, e tribunas de madeira, apresenta entre as duas janelas um grande medalhão estucado com uma figura em relevo. Retábulo-mor rococó. Nas traseiras da capela-mor localiza-se a Sacristia revestida a azulejo azul e branco com um tecto em madeira pintado em quadratura, sugerindo um espaço perspectivado. Numa das paredes um arcaz em pau santo.

Acessos

Rua Cimo de Vila

Protecção

Incluído no conjunto classificado da Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086)

Enquadramento

Urbano, flanqueado a N. e S. por edifícios do Hospital do Terço e Caridade. Este de forma aproximadamente pentagonal, com pátio central faz o gaveto entre R. de Cimo de Vila, a Tv. de Cimo de Vila, a Tv. do Cativo e a R. do Cativo. Do lado O. insere-se a Igreja com a Casa da Sopa dos Pobres adossada à Torre. O Hospital e a Igreja implantam-se nas proximidades da Pç. da Batalha e do Teatro de São João (v. PT011312140059).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Na cartela, envolvida por folhagens e volutas sobre o portal lê-se: "Ave Maria Gratia Plena Dominus Tecum". VITRAIS: Os vitrais estão assinados e datados.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto: Nicolau Nasoni (atr.) *1; José Geraldo Sardinha (projecto de ampliação do hospital da ordem); Canteiros: João Joaquim Alão (atr. do elemento central decorativo da fachada principal), Simões (atr. do trabalho do óculo); Entalhador: José Teixeira Guimarães; Ourives: António Soares; Vitralista: Antunes (vitrais do coro-alto).

Cronologia

1754, 21 Novembro - O Padre Geraldo Pereira compra duas casas junto à Porta de Cimo de Vila, por 420 mil réis, para aí mandar erguer uma capela de invocação de Nossa Senhora do Terço; 1756, 8 Setembro - lançamento da primeira pedra, para a construção da Igreja; 1759, 8 Dezembro - conclusão da Igreja, sendo rezada a primeira missa; 1762, 16 Maio - primeiras diligências para a constituição da Irmandade, junto do Bispo António de Sousa; elaboração dos Estatutos; 1766, 28 Novembro - morte do Padre Geraldo Pereira; 1771 - execução do sino da torre pela fundição bracarense de João Ferreira de Lima; 1774 - a Irmandade de Nossa Senhora da Esperança, constituída por 28 homens, e com sede na Capela de Santo António do Penedo, a Irmandade da Igreja de Santo Elói e a Confraria de Nossa Senhora do Pilar, juntam-se à Irmandade do Terço; 4 de Dezembro - obras de ampliação da Igreja; 1775, 8 Abril - conclusão da ampliação da Igreja sendo rezada uma primeira missa; 1776 - início da execução do retábulo-mor por José Teixeira Guimarães; 1779 - conclusão do retábulo-mor; 1781, 1 Dezembro - inauguração do hospital anexo à Igreja; 1799 - início da obra de ampliação do hospital; 1813 - execução de uma custódia em prata dourada pelo ourives António Soares; 1822 - a irmandade passa também a ter uma escola para meninas; 1878 - projecto de ampliação do hospital da ordem; 1887, 15 Abril - data do projecto de ampliação do Hospital do Terço e Caridade na frente sobre a R. do Cativo, do Arq. José A. S. Sardinha, apresentado ao Ministério do Reino / Direcção-Geral da Administração Política e Civil / 2.ª Repartição (IANTT/Ministério do Reino, Lv. 45 Proc. 907 Maço 2648)

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior e / ou revestidas a azulejo padrão; mosaico hidraulico no revestimento do pavimento da sacristia e corredor de acesso; madeira na estrutura da cobertura, no tecto da sacristia, no revestimento de pavimentos interiores, e caixilharias; telha de barro na cobertura; estuque em tectos.

Bibliografia

BARBOSA, Francisco Ferreira, Elucidário do viajante no Porto, Imprensa da Universidade, Coimbra, 1864; Summário das Graças e Indulgencias Concedidas aos Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Terço e Caridade, Porto, 1889; Ephemérides, in O Tripeiro, 3º Ano, nº81, Porto, 1910; Guia de Portugal, Coimbra, 1985; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; Porto a Património Mundial, Câmara Municipal do Porto, Porto, 1993; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IANTT / Ministério do Reino, Livro 45 Proc. 907 Maço 2648

Intervenção Realizada

Irmandade: 1955 - Execução dos painéis de vitral pelo Vitralista Antunes da cidade do Porto; anos 80 - Reparação geral do telhado; 1997 - colocação de vidro nos nichos de Santo António e Nossa Senhora da Conceição; substituição da instalação eléctrica; criação de um núcleo museológico na área do antigo claustro; anos 90 - alteração da localização do altar.

Observações

A Igreja foi construída com as esmolas que eram recolhidas no Oratório de Nossa Senhora do Terço existente na época nas proximidades. Dos Estatutos desta Irmandade ressalta a vocação para a acção beneficiente, daí o designativo "Caridade" e ter desde a sua origem escolas para meninos pobres com ensino gratuito e serviço de fornecimento de refeições diárias, na chamada Casa da Sopa dos Pobres, anexa à Igreja. Ainda hoje conserva estas actividades. Para N. da Igreja desenvolvia-se um pequeno claustro que foi ocupado por diferentes serviços do Hospital, e um pequeno núcleo museológico tendo-se sobre a cobertura construído o Bloco de Cirurgia. O núcleo museológico apresenta fundamentalmente arte sacra, pintura e cerâmica. O Hospital da Ordem do Terço foi o primeiro no país a ter uma Sala de Operações. Foi também em 1784, neste hospital, realizada a primeira cesariana do País. *1 - Robert Smith atribuí a igreja a Nicolau Nasoni, tendo em conta as afinidades com a fachada principal da Igreja do Recolhimento dos Órfãos (v. PT011312120016).

Autor e Data

Isabel Sereno, 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login