Fonte das Ratas

IPA.00005431
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Fonte com elementos em granito de formas puras e simples, de grande funcionalidade. A arca desta fonte ou bica encontra-se coberta e inserida na terra.
Número IPA Antigo: PT011312060138
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte    

Descrição

Abertura com moldura de granito e porta metálica embutida na terra, apoiada numa pedra saliente com rasgo de meia cana. Neste rasgo uma bica metálica jorra água para uma pedra quadrangular no pavimento, ladeada por duas pedras de perfil curvo. No seu prolongamento e para encaminhamento das águas dispõem-se algumas pedras de lajeado.

Acessos

Lordelo do Ouro, Rua da Pasteleira, a poente a Rua de Bartolomeu Velho e a nascente a Rua Nuno Pinheiro Torres

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se junto a um caminho que limita a S. a Quinta e Parque de Serralves. Este caminho em terra batida estabelece ligação entre a Rua de Bartolomeu Velho e a R. Nuno Pinheiro Torres. Para S. da fonte insere-se um novo Bairro camarário. A fonte encontra-se envolvida por imensa vegetação e rodeada por uma lixeira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção da fonte; 1761 - conserto na Fonte das Ratas pelo Mestre pedreiro dos aquedutos, António Pinto; conserto da rua desde o Passo da Ferraria até à Fonte das Ratas pelo Mestre Pedreiro, Pedro Francisco.

Dados Técnicos

Estrutura portante

Materiais

Granito (espaldar e bica e tanque); ferro (porta e bica)

Bibliografia

A.H.M.P., Livro do Cofre, nº16, fls.15 -17; A:H.M.P. Livro do Cofre nº16, Fls 153 -154; COUTINHO, Bernardo Xavier, Fontes e chafarizes do Porto. A propósito de um problema de toponímia, in "Boletim Cultural", Câmara Municipal do Porto, Porto, 1969; ALVES, Joaquim Jaime Ferreira, O Porto na época dos Almadas, Porto, 1990.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

CMP: AHMP

Intervenção Realizada

Observações

Neste momento a fonte é quase imperceptível, visto que se encontra rodeada de vegetação e lixo. Apesar de no local esta fonte ou bica ser conhecida pela designação, Fonte das Ratas, julgo haver uma outra na cidade do Porto, na zona da Ferraria de Baixo, conforme atestam as obras consertos no séc. 18. Será esta Bica, localizada no sítio da Flecha dos Mortos, designada de outra forma? O desenho no Boletim de Xavier Coutinho, ilustra além desta uma outra fonte nesta zona conhecida por Fonte do Chafurdo. Será esta a Fonte das Ratas de Lordelo do Ouro. Os SMAS, não realizam obras nesta bica há imensos anos e não possuem actualmente qualquer elemento sobre o seu passado.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login