Capela de Santa Cruz / Capela do Bom Jesus

IPA.00005409
Portugal, Porto, Santo Tirso, União das freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães
 
Arquitetura religiosa, setecentista. Capela do Calvário, rodeada por cruzes e envolvida por recinto de festas, de planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas em falsas abóbadas de berço em caixotões com molduras de talha, iluminada uniformemente por janelas retilíneas em capialço rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal rematada em empena com os vãos rasgados em eixo composto por portal e janela retilíneos. Fachadas com cunhais de cantaria, firmados por pináculos, e rematadas em cornija, as laterais com portas travessas de verga reta. Interior com coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, flanqueado por retábulos colaterais e revestido a talha dourada do estilo nacional. Capela-mor com supedâneo de madeira, onde surge o retábulo-mor, de talha dourada, do estilo nacional. Capela bastante simples, com os vãos da fachada principal e portas reformados no séc. 19, mantendo as janelas em capialço seiscentistas, uma da fachada lateral esquerda entaipada pelo adossamento da sacristia à capela-mor, sendo visível, contudo, o seu vão; na capela-mor, no lado da Epístola, surge um outro vão, jacente, atualmente entaipado. Os pináculos revelam uma feitura oitocentista. O interior revela-se mais interessante do ponto de vista patrimonial, de onde foi removido o coro-alto, de que subsistem as mísulas de apoio. Mantém a teia do presbitério, embora de feitura oitocentista, contemporânea da guarda do púlpito, e a pintura em brustesco do arco triunfal. Este encontra-se revestido a talha, com painel relevado central mais tardio, representando uma Pietà, ladeado por retábulos de dois registos, mantendo os painéis pintados. O retábulo-mor com talha do mesmo período dos retábulos colaterais, possui mesa de altar de feitura recente, com decoração de inspiração rococó. Destaca-se a cobertura da capela-mor, em caixotões pintados com cenas da Paixão, de características populares.
Número IPA Antigo: PT011314060016
 
Registo visualizado 352 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à fachada lateral esquerda, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, percorridas por socos de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por altos frisos e firmados por pináculos côncavos com bola, e rematadas em cornijas. As empenas da nave, da cabeceira e da sacristia são coroadas por cruzes latinas sobre plintos volutados. Os vãos são retilíneos e com molduras simples em cantaria. Fachada principal virada a SO., rematada em empena, rasgada por portal de verga reta encimado por janela quadrangular. Fachada lateral esquerda com porta de verga reta e janela em capialço no corpo da nave, sendo marcada pelo anexo, com remate em empena, alteada relativamente ao nível primitivo, rasgada por janela em capialço, surgindo, na face SO., uma porta de verga reta, com acesso por três degraus de cantaria. Fachada lateral direita com porta travessa de verga reta e duas janelas em capialço, uma no corpo da nave e outra no da capela-mor. Fachada posterior em empena cega, marcada por uma pedra de armas dos Rebelo. INTERIOR com as paredes da nave em cantaria de granito aparente, tendo cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, em caixotões com molduras salientes e rosetões dourados nos ângulos, assentes em frisos e cornijas, interrompidas por mísulas equidistantes, e reforçada por tirantes metálicos; pavimento em lajeado de granito. Sobre o portal axial, quatro mísulas de cantaria, correspondentes aos apoios do antigo coro-alto. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular com bacia de cantaria e guarda de madeira torneada, com acesso por escadas de cantaria de granito no lado direito. Presbitério elevado por um degrau e protegido por teia de madeira torneada, com os frisos ornados por entrelaçados. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas, com vestígios de pinturas murais, formando brutescos compostos por acantos enrolados, pintados a dourado, flanqueado por duas capelas retabulares colaterais, que se prolongam sobre o arco, revestindo-o a talha, dedicadas a Santo António (Evangelho) e São Francisco (Epístola). Capela-mor com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, em caixotões pintados com a Paixão de Cristo, tendo molduras e frisos e cornijas de apoio, de talha dourada. Sobre supedâneo de um degrau em madeira, o retábulo-mor, de talha dourada, de planta côncava e um eixo definido por seis colunas torsas, ornadas por pâmpanos, as centrais assentes em consolas, ornadas por cartelas, e as exteriores sobre o banco, que se prolongam em duas arquivoltas torsas, unidas por aduelas salientes no sentido do raio, flanqueadas por anjos, formando o ático. Ao centro, tribuna de volta perfeita com boca rendilhada e fundo pintado com motivos florais, tendo cobertura em caixotões de talha; na base da tribuna, duas mísulas. Altar paralelepipédico com frontal pintado de branco e dourado, marcado por sebastos e sanefas, tendo a zona central ornada por cartela, de onde saem festões que se unem a troféus com os símbolos da Paixão de Cristo; a sanefa e sebastos são ornados por concheados, acantos e açafates. Está ladeado pelas portas de apainelados de acantos, de acesso à tribuna, e encimado pro sacrário embutido na estrutura, envolvido por anjos e acantos, tendo a porta ornada por cruz inscrita em resplendor. Fronteira, a mesa de altar, de madeira, assente em duas colunas torsas, surgindo, no lado da Epístola, credencia e nicho de alfaias embutido na parede, encimado por vão jacente, entaipado; confrontantes, bancos corridos, de madeira, destinados aos celebrantes. No lado do Evangelho, porta de verga reta de acesso à sacristia, com paredes rebocadas e pintadas de branco, tendo teto de madeira, parcialmente inclinado, e pavimento em lajeado, contendo arcaz de madeira com três gavetões centrais e duas portas, armários embutidos no muro e lavabo em cantaria de granito, composto por espaldar retilíneo, almofadado, rematado por cornija e cruz latina, envolvida por volutas, inscritas em painel retilíneo; possui taça ovalada e estriada, de bordo saliente.

Acessos

Rua de Bom Jesus de Santa Cruz. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,336275; long.: -8,437920

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 504/2011, DR, 2.ª série, n.º 76 de 16 abril 2011 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona elevada sobre o vale do Ave, a meia-encosta, adaptando-se ao declive do terreno, com um pequeno núcleo habitacional na fachada posterior, tendo, fronteira, uma zona florestal. Encontra-se envolvida por um pequeno adro com muro em cantaria de granito aparente, capeado e com pináculo piramidal no ângulo S., e acesso frontal por portão aberto, flanqueado por pilares sobrepujados por pináculos piramidais, e acesso posterior, com ombreiras lisas e acedido por degraus, vencendo o declive do terreno. Sobre o muro, no lado esquerdo, umas Alminhas, em cantaria de granito aparente, de perfil recortado e encimadas por cruz latina, tendo nicho de perfil contracurvo, protegido por grades metálicas, pintadas de cinza e possuindo registo de azulejos policromos, representando Nossa Senhora do Carmo a resgatar as Almas do Purgatório. O adro está pavimentado a relvado, pontuado por algumas árvores, nomeadamente oliveiras, e, adossado à fachada posterior, ergue-se um cruzeiro e à fachada principal, mais dois; as três estruturas são em cantaria de granito, compostas por dados e cruzes latinas simples. Fronteiro, um amplo recinto de piqueniques, com mesas, bancos e uma fonte, estando este conjunto também incluído na área de classificação. Na zona baixa do recinto, junto a um enorme rochedo, brota uma nascente de água, que verte de uma bica em forma de carranca encastrada na rocha para um pequena pia e desta para uma outra colocada mais abaixo; a carranca é envolvida por molduras de perfil ondulado, rematadas ao centro por uma pequena cruz sobre uma esfera. No início da alameda do recinto de festas, um cruzeiro em cantaria, composto por plataforma quadrangular de três degraus, onde assenta o plinto paralelepipédico e uma coluna cilíndrica, já sem remate.

Descrição Complementar

A pedra de armas, datável do séc. 17, colocada na fachada posterior da cabeceira apresenta escudo peninsular, com duas correias, elmo aberto, gradeado, posto de frente, com paquife, virol e timbre. O escudo é dos Rebelo, com três faixas, cada uma carregada de uma flor-de-lis, alinhadas em banda, leopardo carregado de uma flor-de-lis na testa. Os retábulos colaterais são de talha dourada, de planta côncava, com dois registos definidos por frisos e cornijas e com um eixo. No registo inferior, os eixos são formados por colunas torsas, ornadas por pâmpanos, assentes em consolas, sendo as interiores da estrutura da Epístola assentes em plintos paralelepipédicos, decorados por acanto. Ao centro, nichos com os fundos pintados a imitar adamascados, contendo plintos para as imagens do orago, tendo na base, apainelados de acantos, o do Evangelho com duas folhas, formando um sacrário embutido. Os registos superiores são flanqueados por quatro atlantes, que sustentam duas arquivoltas torsas unidas pelo fecho saliente, formando o ático, tendo, ao centro, painéis pintados, o do Evangelho com a figura de Santa Margarida de Antioquia e o oposto com Santa Quitéria. Altares paralelepipédicos decorados com motivos vegetalistas e com marcação de sanefas. As estruturas prolongam-se em apainelados de talha ornados por acantos e anjos de vulto sustentando instrumentos da Paixão de Cristo (martelo e cravos), que centram painel com moldura torsa e assente em meias-figuras antropomórficas, contendo um relevo com a representação da Pietà. Na capela-mor, o teto possui 20 caixotões pintados com cenas da Paixão de Cristo, com leitura do retábulo-mor para o arco triunfal e algumas muito deterioradas e uma delas de difícil leitura, representando Cristo no Horto, Última Ceia, Beijo de Judas, Prisão de Cristo, Cristo perante Pilatos, Ecce Homo, Arrependimento de São Pedro, Cristo atado à coluna, Caminho do Calvário, Sudário de Verónica, Crucificação, Lamentação de Cristo morto, Cristo Redentor, Cristo Redentor das Almas.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR-DOURADOR: Pedro Machado (1708).

Cronologia

1696 - fundação da Confraria de Santa Cruz; séc. 17, final - provável construção da Capela pela Confraria; 1708, 09 fevereiro - douramento do retábulo-mor pelo pintor Pedro Machado, de Guimarães, por 67$000; 1758, 22 maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco João da Cunha Sotomaior Sarmento e Mendonça, é referido que a Capela do Bom Jesus se situa no Monte de Santa Cruz; tem três altares, o mor com a imagem do Bom Jesus, com confraria; o colateral do Evangelho é dedicado a São Francisco e o oposto a Santo António; séc. 19 - 20 - reforma da fachada principal da capela, com o seu alteamento e reforma dos vãos, sendo possível que date desta época a feitura do coro-alto; colocação da teia do presbitério e da guarda do púlpito; feitura dos pináculos; 1976, 09 novembro - proposta de classificação da Capela pelo delegado da Junta Nacional de Educação de Santo Tirso; 26 dezembro - proposta de classificação como Valor Concelhio; Despacho de homologação da classificação pelo Secretário de Estado da Cultura; 2005, 03 agosto - proposta da DRPorto de classificação como Imóvel de Interesse Público, tendo, anteriormente, apresentando uma proposta de fixação de Zona Especial de Proteção; 2006, 12 julho - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR; 2009, 03 setembro - Despacho de homologação da classificação como Imóvel de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção, pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada no interior da capela-mor; pináculos, frisos, cornijas, cruzes, mísulas e modinaturas em cantaria de granito; portas de madeira; púlpito com bacia de cantaria e guarda de madeira; teia em madeira; pavimentos em lajeado de granito; coberturas interiores de madeira, revestida exteriormente em telha cerâmica; supedâneo de madeira; armários de madeira; lavabo em cantaria de granito; retábulos e revestimento do arco triunfal em talha dourada.

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, Porto, Diocese do Porto, 1985, vol. II; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; NÓBREGA, Vaz-Osório da, Pedras de Armas do concelho de Santo Tirso, O Concelho de Santo Tirso, Boletim Cultural, Santo Tirso, 1957,5 (2) p. 168.

Documentação Gráfica

IGESPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA; IGESPAR; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

IGESPAR

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1982 / 1983 / 1984 - revisão e conserto do telhado, substituição das telhas partidas e de barrotes e ripas apodrecidas, limpeza das paredes exteriores de pedra.

Observações

* 1 - DOF: Capela de Santa Cruz, respetivo adro e o recinto onde se realiza a romaria, incluindo a fonte e as árvores nele existentes.

Autor e Data

Isabel Sereno e Ricardo Teixeira 1994 / Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

Ana Filipe 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login