Casa de São Roque

IPA.00005398
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Casa abastada barroca, de planta rectangular e dois pisos com fachada principal dividida em três panos, fenestrados regularmente. Fachada principal de grande simetria, concentrando-se no corpo central maior decoração. As almofadas das portas e janelas revelam o mesmo pormenor decorativo que sobrepuja as pilastras.
Número IPA Antigo: PT011316280033
 
Registo visualizado 261 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta quadrangular, simples, já sem cobertura. Apresenta marcação de embasamento. A fachada principal orientada a O., desenvolve-se em três panos marcados por pilastras, decoradas superiormente, e dois registos. No eixo central, uma empena semicircular é sobrepujada por uma platibanda, também, semicircular. Na empena e sobre a varanda do corpo central existe um registo de azulejo de evocação a São Roque. Cada um dos panos apresenta ao nível do 1º piso uma porta ladeada por duas janelas de guilhotina e no 2º piso, janelas de sacada com guardas de ferro, tendo todos os vãos arco abatido com pequena cornija curva superior. A porta central possui molduramento mais rico, com volutas, inferior e superiormente. O 2º piso é ritmado de forma similar, sendo substituídas as portas por janelas de sacada com guardas em ferro. A fachada posterior ou de E., actualmente em ruína, possui três registos, correspondendo um destes à cave.

Acessos

Vila Conde, Rua do Lidador, n.º 116. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,352239; long.: -8,742412

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, junto à estrada, flanqueado a N. e a S. e com logradouro junto à fachada posterior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, finais - Construção; séc. 19 - a Casa de São Roque é propriedade da Família de António Carneiro Figueiredo Pereira Coutinho Vilhena Rangel; 1995, 2 Outubro - Despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito, ferro, azulejo, madeira.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portuguesa, 1706; VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitoresco, Lisboa, 1887; FERREIRA, Monsenhor Augusto, Azurara do Minho, Breve Notícia Histórica, Lisboa, 1912; FERREIRA, Monsenhor Augusto, Vila do Conde e o seu Alfoz. Origens e Monumentos, Porto, 1923; FREITAS, E. de A da Cunha e GUIMARÃES, Bertino Daciano, Subsídios para uma monografia de Vila do Conde, Porto, 1953; NEVES, Serafim Gonçalves das, Azurara (Santa Maria), 1968; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, 1991; Vila do Conde Espraiada Entre Pinhais, Rio e Mar, Paços de Ferreira, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Casa de São Roque, reveladora de formas de alguma erudição, confina com interessantes exemplares de arquitectura quinhentista. *2 - O interior do imóvel encontra-se em ruína e já grandemente ocupado por vegetação. *3 - Desconhece-se o paradeiro do brasão que figurava onde hoje se encontra o registo de azulejo. *4 - A R. do Lidador foi aberta durante o reinado de D. Manuel I, chamando-se à época R. Nova. *5 - A Câmara Municipal de Vila do Conde tem um protocolo estabelecido para a instalação, na Casa de São Roque, de uma residência para estudantes e um Cyber-Café.

Autor e Data

Isabel Sereno e Elvira Rebelo 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login