Ponte de São Miguel de Arcos

IPA.00005397
Portugal, Porto, Vila do Conde, União das freguesias de Rio Mau e Arcos
 
Ponte medieval, de cavalete sobre um arco central maior e dois outros mais pequenos, todos de volta perfeita. Fazia parte de um antigo eixo viário (designado nas Inquirições de 1258 por carraria antiqua e por via vetera) que, partindo do Porto, passava ao Mosteiro de Vairão, e o rio Ave na Ponte do Ave ou de D. Zameiro, seguindo depois pelo Mosteiro de S. Simão da Junqueira e o rio Este na Ponte dos Arcos, donde continuava para o Mosteiro de Rates, nó viário onde existiu uma feira, Barcelos e Ponte de Lima.
Número IPA Antigo: PT011316010020
 
Registo visualizado 649 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de perfil em cavalete com três arcos desiguais de volta perfeita. As aduelas são estreitas e de extradorso irregular. O arco central é o de maiores dimensões. Tem dois contrafortes com talhamares de contorno triangular e talhantes de contorno rectangular. As guardas são de cantaria de granito.

Acessos

EN. 306, Km 70, no caminho que, passando o rio Este na ponte, dá acesso ao lugar de Arcos

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Rural. As margens do rio são baixas com campo - prado cercados por vinhas em latada. Junto ao acesso à ponte, do lado da EN, existem umas alminhas e um padrão de homenagem aos Viscondes de Faria Machado datado de 1908.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1136 - já existe a povoação dos Arcos pelo que o mesmo deveria acontecer com a ponte que lhe deu o nome, construíds em data anterior.

Dados Técnicos

Arcos de volta perfeita.

Materiais

Granito.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais. I - Entre Douro e Minho, Porto, 1968; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, Inventário, Lisboa, 1993, vol. II, Distrito do Porto.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login