Casa de Fanny Owen / Vila Alice

IPA.00005350
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, União das freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso
 
Casa unifamiliar romântica, de planta quadrangular com mansarda de cruz grega e alçados revestidos a azulejo, tipo "chalet". Casa recuada relativamente à rua, destaque para as linhas do telhado, molduras de granito, azulejos na fachada principal e jardim murado com grade metálica.
Número IPA Antigo: PT011317240031
 
Registo visualizado 358 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de planta quadrangular no primeiro piso e em cruz na mansarda, constituído pela sobreposição das coberturas em telhado de três águas no piso amansardado e de quatro águas no volume principal. Alçados revestidos a azulelos padrão. Fachada principal orientada a O. marcada por uma porta central de arco perfeito ladeada de cada lado por janelas de verga recta com molduras em granito. Sobre a porta de entrada um pequeno painel de azulejos com a inscrição "VILA ALICE". Platibanda em granito com almofadas de remate da fachada; é interrompida no eixo por uma guarda de ferro da varanda da mansarda e nos extremos apoiam-se dois jarrões em granito. As restantes fachadas, sem platibanda, apenas com beiral, são compostas na sua maioria por vãos com moldura em granito e caixilharias de guilhotina ou de duas folhas. No muro alto que envolve a propriedade voltado para a R. principal inserem-se alguns vãos com molduras de granito decoradas.

Acessos

Rua Camilo Castelo Branco (EN. 1-15) , Rua de Novias, Travessa de Novias

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Insere-se num lote murado envolvido a N. pela Travessa de Novias, a O. pela Rua Camilo Castelo Branco, a S. pela Rua de Novias e a E. por um caminho. A casa implanta-se recuada relativamente à via principal, sendo envolvida nesta zona por um muro engradado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Construção da Vila Alice; 1986 - é incluída pelo Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia no Inventário do património construído da Freguesia de Vilar do Paraíso; 1990 - centenário da morte de Camilo Castelo Branco; 1991 - pedido de demolição do prédio para construção de um novo edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e revestidas a azulejo pelo lado exterior; paredes interiores com acabamento estanhado; cobertura em estrutura de madeira com revestimento a telha de barro; caixilharias em madeira pintadas; gradeamentos e portão em ferro pintado; pavimento revestido a madeira de soalho; chapa ondulada pintada a revestir as paredes da mansarda.

Bibliografia

GUIMARÃES, Gonçalves, Inventário do Património Cultural construído da freguesia de Vilar do Paraíso Vila Nova de Gaia, in Gaia IV Revista do Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia, Gaia, 1986; FREITAS, Anselmo, Roteiro Camiliano de Vila Nova de Gaia in Cadernos de cultura Gaiense, nº 1, Vila Nova de Gaia, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMVNG: Processo nº 1078

Intervenção Realizada

Observações

Nesta casa foram efectuadas filmagens do filme "Francisca", de Manoel de Oliveira. O Coronel Hugo Owen, herói do Cerco do Porto, era o pai de Fanny Owen e foi proprietário da Vila Alice. Fanny fez parte da obra de Camilo Castelo Branco, e como tal este imóvel é carregado pelo imaginário da época do romantismo.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login