Cidadonha / Castro de Cigadonha

IPA.00000535
Portugal, Bragança, Torre de Moncorvo, Carviçais
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico fortificado. Castro com muralha de planta elíptica. Ferraria associada ao povoado proto-histórico.
Número IPA Antigo: PT010409050026
 
Registo visualizado 153 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Povoado fortificado constituindo por dois recintos muralhados contíguos, de forma sub-circular e de dimensões diferentes. Um principal de maiores dimensões, rodeado por uma linha defensiva que chega atingir uma espessura de c. de 2,5 m e uma altura máxima de c. de 3 m, de contorno elíptico que em alguns troços se adossa aos blocos de afloramento, antecedido por um outro mais pequeno, situado a NE. do primeiro. À superfície detectam-se fragmentos de cerâmica comum da Idade do Ferro, cossoiros, mós manuárias rotativas. Dentro da área muralhada assim como nas vertentes detectam-se grandes quantidades de seixos com hematite e escórias de ferro, tendo-se efectuado análises à composição de amostras destas últimas, da encosta e do cume, cujo teor de Fe é de 49,65% e 47,63%, respectivamente.

Acessos

Estradão a partir de Carviçais; Gauss: M-303.4, P-471.2; Fl. 119

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado, outeiro coberto de vegetação rasteira sobranceiro à Ribeira da Cigadonha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Muralhas em granito construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal e irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda.

Bibliografia

ALVES, Francisco Manuel, Memórias Arqueológicas - Históricas do Distrito de Bragança, vol. 9, Porto, 1934, pp. 147 - 148; VASCONCELLOS, José Leite de, Coisas Velhas, O Archeologo Português, 22 (1 - 12), Lisboa, 1917, p. 164; SANTOS JÚNIOR, Joaquim Rodrigues dos, As ruínas castrejas da Cigadonha (Carviçais), Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 4, Porto, 1929, p. 368; CUSTÓDIO, Jorge e BARROS, G. Monteiro de, O Ferro de Moncorvo e o seu aproveitamento através dos tempos, Moncorvo, 1984, p. 38; Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo, Inventário Arqueológico do Concelho de Moncorvo, policopiado, Torre de Moncorvo, 1993; LEMOS, Francisco Sande, Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, dissert. de doutoramento, polic., vol. 2a, Universidade do Minho, Braga, 1993, pp. 349 - 350.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1983 - levantamento topográfico realizado pela Ferrominas, E. P.

Observações

Na base do outeiro onde se implanta o povoado encontra-se um bloco móvel com gravuras rupestres, tendo sido efectuado em 1990 o levantamento gráfico das gravuras pelo Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte.

Autor e Data

Paulo Amaral 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login