Sanatório e Clínica Heliântia / Clínica do Dr. Ferreira Alves / Edifício Heliântia

IPA.00005349
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, União das freguesias de Gulpilhares e Valadares
 
Arquitectura hospitalar, modernista. Sanatório modernista, de planta rectangular e alçados de quatro pisos ritmados por varandas, onde o betão surge como elemento plástico no tratamento das superfícies e elemento estruturador de grandes pórticos e varandas. A plasticidade do material no desenho dos frisos e moldagem de peças decorativas como as guardas das varandas (pré-fabricação e normalização). A forma do edifício e a sua imagem dependente da sua função. O girassol, elemento decorativo mais utilizado na caracterização do edifício, encontra-se moldado em betão nas guardas das varandas, nas molduras das portas de entrada em ferro, nas guardas metálicas da caixa de escadas e elementos de protecção do elevador, nos mosaicos dos pavimentos e ainda em alguns candeeiros de tecto. Esta planta, do género Helianthus (do grego: helios sol anthos flor) está na origem do nome deste edifício: Heliantia. Os mosaicos das varandas possuem a letra H no canto inferior e foram fabricados na Bélgica expressamente para esta Clínica.
Número IPA Antigo: PT011317220027
 
Registo visualizado 2543 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Hospital  Sanatório  

Descrição

Edifício de planta rectangular de quatro pisos, orientado no sentido N. e S.. Volumes simples com cobertura em terraço, revestida a lajetas de betão. Para E. um corpo saliente de dois pisos de planta quadrangular e cobertura plana em terraço. Fachada principal orientada a O.. Todos os alçados são marcados apenas por varandas de 5m de largura, sobrepostas nos diferentes pisos, mas escalonadas a S., e separadas por pilares, que no segundo piso são redondos e estriados. O espaço interior remodelado recentemente mantem a escadaria principal e as grades do antigo elevador do edifício. Tanto estas grades em ferro, como as guardas das varandas em betão exteriores são marcadas no seu desenho pelo mesmo elemento estilizado: o girassol.

Acessos

Avenida dos Sanatórios

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 210/2013, DR, 2.ª série, n.º 71, de 11 abril 2013

Enquadramento

Urbano, isolado, ergue-se sobre uma duna paralelamente ao mar no Pinhal de Francelos e nas proximidades da praia. Envolvido por pinheiros, insere-se num lote de gavetos entre a Pç. do Professor Ferreira Alves e a Av. dos Sanatórios e a R. Egas Moniz. Na praça insere-se uma rotunda, tendo no centro um busto de homenagem a Joaquim Ferreira Alves (1948).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: sanatório

Utilização Actual

Educativa: instituto superior / Educativa: colégio

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco de Oliveira Ferreira (Arq. 1884 - 1957)

Cronologia

1916 - Construção do Sanatório Marítimo do N. nas proximidades da Heliântia, do mesmo autor; Deslocação à Suiça do Arq.º com o Dr. Ferreira Alves para visita das clínicas do Dr. Rollier (1874 - 1958), em Leysin; 1926 - Primeiros estudos para o edifício Heliântia do Arq.º Francisco de Oliveira Ferreira; 1930 - Inauguração da Heliântia; 1974 / 1975 - O Edifício é adquirido à Família Pinto de Azevedo pelo BPA; 1991 - Obras de adaptação para a instalação do IESF da autoria dos Arquitetos Manuel Magalhães e F. Abrunhosa de Brito; 2002, 4 janeiro - Despacho de abertura do processo relativo à eventual classificação; 2012, 31 outubro - publicação do projeto de decisão relativo à classificação como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção em Anúncio n.º 13645/2012, DR, 2.ª série, n.º 211.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Pórticos e guardas das varandas em betão; Pavimentos revestidos a soalho e / ou mosaico cerâmico; Caixilharias interiores e exteriores em madeira e / ou ferro pintado; Tectos das varandas rebocados; Tectos interiores estucados.

Bibliografia

CUNHA, Luís, in Arquitectura, nº 72, Outubro, 1961; FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no Séc. XX, Lisboa, 1985; O Comércio do Porto, 2 Abril 1991; Revista Espaço Atlântico, nº 2, Julho 1991; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal, do século I à actualidade, Porto, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1991 - Obras de adaptação para a instalação do IESF da autoria dos Arquitetos Manuel Magalhães e F. Abrunhosa de Brito.

Observações

O Arquiteto Francisco Ferreira foi discípulo e colaborador de José Teixeira Lopes, e autor de edifícios com significado arquitectónico e urbano na cidade. Algumas das suas obras são: Ourivesaria Cunha, na R. do Loureiro (1913); Sanatório de Valadares (1916), Paços do Concelho de V. N. de Gaia (1916); Casa de Saúde, na Av. dos Aliados (1922); Hotel Astória de Coimbra (1925); Casino de Vila do Conde (1929); Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular em Lisboa (1909); Ourivesaria Aliança no Porto (1930) e Lisboa (1944).

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login