Casa na Rua do Carmo, n.º 12 a 14 / Edifício da Residência do Arquitecto Francisco Augusto Silva Rocha

IPA.00005337
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Casa unifamiliar Arte Nova de planta longitudinal, desenvolvida em dois pisos, com cobertura em telhado de duas águas; vãos de cantaria lavrada em arco abatido, varanda axial e água furtada destacada. Os vãos do piso térreo são assimétricos, com janela e porta ao centro. Painéis de azulejos, com pavões e motivos florais arredondados inseridos em círculos, de pequenas dimensões, distribuídos simetricamente pela fachada principal. As molduras que decoram os vãos têm esculpidas folhas de palma, característica única da residência de Silva Rocha. Nas mísulas da varanda destaca-se também a folha de jarro. Tecto estucado da autoria de Teixeira Lopes e fogão desenhado por Ernesto Korrodi.
Número IPA Antigo: PT020105120025
 
Registo visualizado 808 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta longitudinal, massa simples e cobertura em telhado de 2 águas. Edifício de 2 pisos com água furtada. Fachada principal escalonada; no piso térreo, soco de calcário até meia altura, porta e janela ao centro formando abatido, decorado com um rosto feminino esculpido e duas grandes palmas. De cada lado, 2 pequenas janelas com varandim em ferro sobre mísulas e frisos com baixo relevo, soco em pedra a meia altura. No 2º piso, 2 janelas formam, igualmente, um arco abatido simétrico ao de baixo. O arco está adornado com duas palmas e as letras «S. R.» gravadas em sobreposição, varanda com guarda em ferro forjado com motivos florais suportada por mísulas trabalhadas. Na separação entre pisos pequenos azulejos, de cor azul, branca e rosa, com pavões e motivos florais, assim como de cada lado da varanda e no friso do remate do edifício. A água furtada possui uma janela com varandim, e na moldura inscrição de data. NoINTERIOR, destacam-se azulejos e tijoleira da época, nomeadamente no pavimento do hall de entrada. Na sala, destaque para fogão em ferro forjado, colocado sobre pedra de ançã trabalhada, e tecto em estuque onde sobressaem folhas de acanto e motivos vegetalistas.

Acessos

Rua do Carmo, n.º 12 a 14

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, destacado, ao lado da Igreja do Carmo (v. PT020105120006 ). Na mesma rua de outro imóvel Arte Nova, o nº 35 (v. PT020105110023 ).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco Augusto Silva Rocha, projectista; Teixeira Lopes, estuques; Ernesto Korrodi, mobiliário;

Cronologia

1904 - ano de construção (inscrito no topo do edifício); 1999, 10 Fevereiro - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN; 1998, 19 março - despacho com classificação VC; 2009, 23 outubro - procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria de pedra, pavimento entre pisos em solho de madeira.

Materiais

Calcário (elementos decorativos exteriores), azulejo, ferro forjado (guardas da varanda e varandins), madeira (caixilharia, porta), azulejos.

Bibliografia

NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, pp. 165, Ed. CMA, Aveiro, 1998, P. 165; Aveiro - Cidade Arte Nova, Câmara Municipal de Aveiro, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco; IPPAR, DRC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luísa Falcão 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login